Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

SEM PLANEJAMENTO

Pesquisa aponta que 60% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro até o fim do mês

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Pesquisa aponta que 60% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro até o fim do mês
Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojista (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta que 60% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro até o fim do mês. A pesquisa é realizada através do nível de bem-estar financeiro de cada consumidor que varia de acordo com respostas dadas em dez questões que avaliam os hábitos, costumes e experiências com uso do dinheiro.

Leia mais:
MT é segundo estado com mais municípios entre os 100 maiores PIBs per capita do país

A pesquisa também revela que somente 10% dos entrevistados reservam parte do dinheiro. Cerca de 29% conseguem, às vezes fazer uma reserva, enquanto 22% temem que o dinheiro não dure.

O indicador de Bem-Estar Financeiro registrou 48,9 pontos em agosto, evolui relativamente em comparação ao mês de julho que atribuiu 48,0 pontos. O levantamento é que mesmo a evolução não sendo tão significativa, expressa uma confiança que o consumidor segue em conquista do bem-estar financeiro.

Dados apurados no mês agosto mostram que sete em cada dez (68%) entrevistados reconhecem não ter capacidade de lidar com imprevistos e apenas 9% dizem conseguir arcar com despesas que extrapolam o orçamento.

O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Fábio Granja, acredita que é preciso ter planejamento para evitar problemas ao final de cada vez, justamente porque, para ele, o brasileiro não tem o hábito de se organizar financeiramente.

"Mesmo diante do cenário econômico do Brasil caminhando lentamente, a CDL Cuiabá tem perspectiva positiva de crescimento e orienta os consumidores a se planejarem para evitar inadimplência ao final do mês. A população brasileira não tem o hábito de se organizar financeiramente, e mesmo com esse cenário, a melhor opção diante das incertezas do dia-a-dia, é se planejar".

61% não aproveitam a vida como gostariam por administrar mal o dinheiro

A pesquisa da CNDL também aponta que 61% reconhecem não aproveitar a vida por administrar mal o dinheiro, enquanto 31% não conseguem viver plenamente em razão de sua condição financeira. Além disso, 43% afirmam que nunca ou raramente poderiam dar um presente — seja de casamento, aniversário ou em alguma outra ocasião especial — sem prejudicar as finanças do mês.

Somado a isso, para 63% a situação financeira acaba controlando a sua vida em algum grau e 19% tem deixado a desejar o cuidado com suas finanças: Conquistar sua independência financeira e ficar longe daquelas contas, exige certa disciplina perante seu orçamento, mas a ideia é que, quando você coloca sua vida financeira na ponta da caneta, você pode conquistar todos seus sonhos e objetivos e, ao final, isso será uma recompensa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet