Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

INOVAÇÃO

Sicredi Sul MT inova e realiza assembleia de associados virtual

Foto: Assessoria

Sicredi Sul MT inova e realiza assembleia de associados virtual
A Cooperativa Sicredi Sul MT realizará, no dia 26 de setembro, a Assembleia de associados referente ao exercício de 2019. O evento ocorre anualmente e cumpre um dos sete princípios do cooperativismo, que é a gestão democrática, em que os associados participam ativamente da formulação de políticas e da tomada de decisões de suas cooperativas. 

Leia mais:
Sicredi inaugura 30ª agência e leva benefícios do cooperativismo à comunidade

Em geral, as assembleias ocorrem até o mês de abril do ano subsequente ao exercício, mas este ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o prazo foi ampliado até setembro.

Também em função da pandemia, a Cooperativa Sicredi Sul MT organiza a assembleia de maneira diferente, na modalidade semipresencial. A transmissão será 100% digital e os votos poderão ser feitos de forma virtual ou presencial nos pontos de votação definidos pela cooperativa, espalhados por 10 cidades onde a cooperativa atua. Como os associados são os donos do negócio e podem votar para decidir os rumos da cooperativa de crédito, é muito importante que participem da assembleia.

A transmissão da assembleia será às 8h (horário de Mato Grosso), por meio de uma plataforma digital que poderá ser acessada em www.sicredi.com.br/sulmt por qualquer dispositivo com internet. Os votos poderão ser feitos de forma digital na mesma plataforma, das 8h às 10h (hora de MT) ou presencial, das 10h01 às 12h (também no horário de MT), nos locais informados no edital, que será publicado em jornal de grande circulação e mural das agências no dia 4 de setembro.

"O associado que optar pelo voto digital deverá registrar sua presença e votar eletronicamente. Quem optar por votar presencialmente basta se dirigir a um local de votação com documento oficial com foto", explica Jô Castro, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da cooperativa. Ela lembra que os associados deverão escolher apenas uma modalidade de votação. A presencial poderá ser feita em qualquer uma das cidades listadas, não ficando restrita ao município da agência do associado.

Deliberações

As assembleias são momentos importantes em que o associado exerce o seu direito ao voto. No evento realizado pela Sicredi Sul MT estão previstas várias deliberações como prestação de contas relativas ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2019; destinação dos resultados; destinação e/ou ratificação dos recursos advindos do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates); eleição dos componentes do Conselho de Administração; a criação do Fundo Social e do Fundo de Expansão e contingência; entre outras.

Um dos momentos mais esperados é a pauta dos Resultados. Este ano, a cooperativa vai dividir o lucro de R$ 18,4 milhões obtido em 2019 com seus 36,4 mil associados, de forma equitativa, ou seja, proporcionalmente às movimentações realizadas pelos associados no exercício 2019. Os associados vão deliberar ainda sobre como essa distribuição será feita. O conselho apresentará três propostas para votação.

Para o presidente da cooperativa Sicredi Sul MT, Marco Túlio, o processo assemblear é um momento único e muito importante, que consolida a participação dos associados nas decisões da cooperativa. "É neste momento que o associado entende como é feita a nossa gestão, participa dos planos, é informado sobre quais objetivos foram alcançados, quais as novas estratégias, qual foi o desempenho da cooperativa", comenta ao concordar que a pauta Resultados e sua distribuição é tão importante quanto a entrega do relatório de gestão às comunidades onde a cooperativa atua. "Por isso, convido a todos para participar da assembleia, de forma presencial ou virtual. Com isso o associado conhece mais a cooperativa e delibera sobre o futuro do nosso negócio".

Locais de votação

Rondonópolis: Agência Granville / Supermercado Tropical, Av. Governador Julio Jose de Campos, Nº 2673, Parque Sagrada Familia, Cep: 78.735-330; Agência Vila Aurora, R. Fernando Correa da Costa, Nº 1.100 - Vila Aurora I,CEP: 78.740-000; e Salão da Paróquia São José Operário, Avenida Bandeirantes, Nº 5523, bairro: Vila Operária, CEP:78720-587

Alto Taquari: Sindicato Rural de Alto Taquari, Rodovia MT 100 KM62 N616 e Bairro Distrito Industrial, CEP:78785-000 

Alto Garças: Líder Autoescola, Rua Dom Jose Selva, Nº 164, Centro, Alto Garças, CEP: 78770-000

Alto Araguaia: Rotary Clube, Av Carlos Hugueney, Nº 315, Centro, Alto Araguaia, CEP: 78780-000

Pedra Preta: Associação Comercial e Industrial de Pedra Preta, Rua Jose Candido dos Santos, Nº 422 , Centro.  Cep:78.795-000

São José do Povo: Câmara Municipal de São José do Povo, Rua João Francisco Duarte, Nº 715, Centro, São José do Povo, Cep 78773-000

Itiquira: Salão Paroquial Nossa Senhora do Carmo, localizado na Praça Frei Liberato, S/N, Bairro Centro, na cidade de Itiquira-MT, CEP: 78790-000

Ouro Branco do Sul:  Escola Municipal Jorge Eduardo Raposo de Medeiros, Rua Zenaide Avena de Oliveira, QD38, bairro Ouro Branco do Sul, CEP: 78790-000

Guiratinga: Sindicato Rural de Guiratinga, Avenida Bahia, Nº 489, Centro, Guiratinga, CEP:78.760-000 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet