Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Emprego

PESQUISA ABRASEL

Cerca de 10 mil pessoas devem ficar desempregadas com fechamento de bares e restaurantes na pandemia em MT

Foto: Reprodução

Cerca de 10 mil pessoas devem ficar desempregadas com fechamento de bares e restaurantes na pandemia em MT
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) entre os dias 18 e 20 de agosto de 2020, em todo o território nacional, aponta que os bares, restaurantes e congêneres foram os mais atingidos pela crise causada pela pandemia do coronavírus. Em Mato Grosso, muitas empresas fecharam as portas e cerca de 10 mil pessoas perderão seus empregos.

Leia mais:
Preço do arroz ultrapassa R$ 20 no supermercado e pode aumentar ainda mais; entenda

"Em Mato Grosso, antes da pandemia existiam 20 mil CNPJs no setor de alimentação fora do lar, porém, 10% deles não conseguiu reabrir no primeiro momento, e a previsão é de que 40% dessas empresas fecharão as portas, gerando desemprego de aproximadamente 10 mil pessoas, uma vez que não houve contratações para retomada e o fechamento amarga ainda mais prejuízos", revela a presidente da Abrasel-MT, Lorenna Bezerra.

De acordo com a pesquisa, na região Centro Oeste, 67% dos estabelecimentos dizem que o faturamento está abaixo do esperado. Do total, 56% dizem que, com este faturamento, o balanço no próximo mês será negativo. Destes, 32% preveem levar 6 meses para reequilibrar o caixa.

Ainda conforme a pesquisa, no Centro Oeste, 77% dos empresários tentaram empréstimos financeiros, porém, 43% desse total não conseguiu o auxílio, sendo que 21% dos que tiveram empréstimo negado, não receberam qualquer justificativa sobre o motivo da não aprovação.

9% das 85% que retomaram as atividades estão funcionando apenas para delivery ou pegue-leve. "Essa modalidade não sustenta, não traz renda. Muitos restaurantes aqui em Cuiabá não conseguiram trabalhar com delivery e permaneceram fechados durante todo o período de quarentena", explica a presidente.

Outro ponto que tem prejudicado o setor é a restrição no horário de atendimento no jantar. "Cuiabá é muito quente e o cuiabano tem costume de sair tarde. A maioria chega às 21h no restaurante e, com horário de fechamento às 22h, acaba dificultando o tempo de atendimento", acrescenta Lorenna.

Segundo informações da assessoria de imprensa, a fim de colaborar com a saúde pública, a Abrasel preparou uma cartilha que visa alinhar as ações de retorno ao funcionamento dos bares e restaurantes em Mato Grosso, que vão desde orientar sobre o manuseio e assepsia dos utensílios e estrutura dos estabelecimentos, orientar sobre medidas de proteção junto aos clientes, fornecedores, trabalhadores, terceirizados e prestadores de serviços, expor de maneira clara o que caracteriza o “Restaurante  Responsável e Consciente”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet