Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Geral

peiex

MT é 5º estado que mais exporta e o maior em termos de agronegócio, avalia Observatório

Foto: Larissa Dias / Sedec

MT é 5º estado que mais exporta e o maior em termos de agronegócio, avalia Observatório
Com aumento nos índices de 2020, o estado de Mato Grosso ocupa atualmente o 5º lugar no ranking nacional de exportação, e é líder quando a lista é de vendas internacionais apenas do agronegócio. No último ano, houve acúmulo de US$ 18,2 bilhões em exportações, valor 5,9% superior a 2019, segundo dados do Observatório do Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec).

Leia também:
Prefeitura prorroga prazos do Mutirão Fiscal e do vencimento de alvarás de bares

Os dados foram apresentados em live de lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) nesta quarta-feira (28). O Programa é uma iniciativa da Apex Brasil e está vinculado, em Mato Grosso, à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele contará com a participação de 100 empresas de Cuiabá, Rondonópolis e Sorriso. “Será de grande relevância para o Estado, que é destaque nas exportações e ainda pode crescer mais”, argumentou o secretário da Sedec, César Miranda.

Segundo o secretário, o governo Mauro Mendes atua na promoção e no estabelecimento de parcerias sólidas para auxiliar na consolidação de uma imagem voltada ao desenvolvimento sustentável e na projeção internacional para alcance de novos mercados, desde o início da gestão.

Miranda ainda afirmou que a Sedec conta com uma coordenadoria de Comércio Exterior, que participa de ações realizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), como feiras virtuais, com o objetivo de divulgar empresas mato-grossenses interessadas em estabelecer comércio com outros países.

“Há foco importante no continente asiático e uma servidora da Sedec reside na China para fortalecer e construir relacionamento sólido e de longo prazo entre países asiáticos e Mato Grosso”, explicou o secretário estadual.

De acordo com a assessoria de imprensa, o Governo do Estado também instalou o Conselho de Comércio Exterior em 2021 com membros do governo e da sociedade civil, representados pelas federações da indústria, comércio, agropecuária, Sebrae e Ordem dos Advogados.

Há dois recintos alfandegados ativos em Mato Grosso, um localizado no aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e outro o Porto Seco, localizado no Distrito Industrial de Cuiabá. As empresas que utilizam estes recintos alfandegados para importar e exportar produtos podem ser beneficiadas pelo Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) com redução sobre o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet