Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 03 de dezembro de 2021

Notícias | Agricultura Familiar

AGRO DA GENTE

Programa garante suporte para transporte de mercadorias para a capital por pequenos produtores

Foto: Assessoria

Programa garante suporte para transporte de mercadorias para a capital por pequenos produtores
A primeira entrega de alimentos da Associação de Agricultores Familiares da Mineira, localizado no Distrito do Aguaçu, na capital,  ao programa Mesa Brasil aconteceu nesta quarta-feira e contou com a presencia do Secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Leia mais: 
Sindicatos criticam recomendação do MP contra produção de semente de soja em fevereiro e questionam embasamento científico
 

A Prefeitura de Cuiabá, como estratégia de fomento à agricultura familiar, oferta à comunidade um caminhão para a entrega dos alimentos. A ação integra o programa 'Agro da Gente'.  

Inicialmente, o serviço contempla a dez produtores cadastrados, onde os alimentos, (frutas, verduras e legumes) produzidos serão entregues ao Programa Mesa Brasil, mantido pelo sistema Sesc-Fecomércio. Na primeira remessa foram transportadas quase duas toneladas de alimentos.

Durante o evento, o secretário informou aos produtores daquela região, que tenham interesse em participar da ação, devem procurar a sede da Secretaria, em Cuiabá, para realizar o cadastramento. No total, o assentamento conta com 20 produtores da agricultura familiar. O 'Agro da Gente' é executado em parceria com o Sesc, Senar, Empaer e Associação de Produtores.

"Essa gestão trabalha na construção de uma política que coloque o produtor de pequeno porte em lugar de destaque. Essa é a visão da Prefeitura de Cuiabá. É  a visão de toda equipe, que comprou a ideia, que acredita no potencial dos nossos agricultores. Não há como se desenvolver uma política sem conhecer as necessidades", disse o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Mediante a parceria, a partir de agora, uma vez na semana, sempre às quartas-feiras, o caminhão da Secretaria fará a logística do transporte de toda produção para a capital, sendo essa a principal dificuldade enfrentada pelos agricultores.

Feliz,  o  senhor Moacir da Silva Aires, 59 anos, diz que teve a esperança renovada com a iniciativa. Ele conta que, por conta da falta de recursos para transportar sua plantação chegou a perder muitos itens. O alto valor do frete, que chegou a R$ 150 era o maior impeditivo ao trabalho.

"Com essa notícia agora, de que o pessoal da Prefeitura vem buscar o que a gente produz e levar para a cidade é outra coisa, tudo isso até parece um sonho. Agora não vou perder mais nada. Vou plantar para colher no tempo certo e ter o produto para entrega. Graças a Deus teremos essa ajuda", declarou o produtor.

A presidente da Associação de Agricultores Familiares da Mineira, Alessandra Carneiro de Souza,  explica que no assentamento produz limão, abóbora, mamão, quiabo, alface, couve, rúcula, berinjela, coentro, cebolinha e  pepino.

A produção será destinada ao programa Mesa Brasil do Sesc/Fecomércio que faz a distribuição de alimentos para as famílias carentes e instituições filantrópicas.

Finalizando o evento, Vuolo fez um resgate das proposições construídas pela Pasta. "Esse sonho tem sido plantado há muitos anos. Mas agora ganhou a força maior, da União, daqueles que acreditam e desenvolvem ações voltadas ao produtor de pequena propriedade. É isso que nós queremos. Que essas pessoas possam produzir e colher o suficiente para ter qualidade de vida. Muito mais que produzir, queremos que esses produtores se transformem,  de fato, em empreendedores, que possam entender de fato que é a agricultura familiar é uma rica oportunidade de negócio, não apenas simplesmente uma fonte de renda", finalizou o secretário. 
 
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet