Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Apoiado por programa europeu

Projeto da Empaer restaura lavouras de café e transforma vida de famílias de assentamento em MT

Foto: REM-MT

Projeto da Empaer restaura lavouras de café e transforma vida de famílias de assentamento em MT
Um projeto para produtores de café da Empresa Mato-grossense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) tem transformado vidas de cerca de 50 famílias de agricultores de um assentamento em Cotriguaçu (957 km de Cuiabá). A iniciativa recebe o apoio do Redd Early Movers (REM-MT), programa de remuneração de serviços ambientais viabilizado pelos Governos da Alemanha e Reino Unido com Mato Grosso. 

Leia também:
Cooperados decidem pela filiação da Unicred MT à central catarinense durante assembleia em Cuiabá

Uma das histórias que representam essa transformação é a da agricultora familiar Daiane Giliolli, de 34 anos de idade, mãe de três filhos, que mora no assentamento. Em 2019, ela estava empolgada com a safra do café. Naquele momento, sua lavoura, com três anos de existência, tinha atingido a maturidade, mas uma praga devastou 70% da lavoura da família. Sem produção, ela e o marido ficaram no prejuízo e com contas à pagar. 

Tudo mudou quando Thiago Tombini, engenheiro agrônomo e extensionista da Empaer, visitou a propriedade de Daiane. Após análise, um trabalho para recuperação da lavoura foi iniciado em janeiro de 2021. O especialista se lembra de como estava a área de plantio naquele ano.  

"Lembro que a propriedade estava puro mato e eles não tinham feito as podas de produção. Estava cheio de pragas também. Bem feio", conta Tombini. 

O trabalho intenso para a recuperação envolveu a correção de nutrientes para o solo, bem como a aplicação correta de adubos. Depois disso, o cafezal praticamente renasceu, floriu e deu frutos como a família nunca tinha visto antes. 

O negócio prosperou tanto que a renda do café está ajudando a família de Daiane a concretizar um sonho: construir uma casa próxima da lavoura para cuidar melhor da plantação. 

"Atualmente, a gente levanta todo dia às 4h30 da madrugada e tem que fazer um percurso de 5 quilômetros com moto até chegar na plantação. Fazemos isso todos os dias para plantar, colher, adubar. Só saímos de lá por volta das 20h da noite. Mas, com a casa que está sendo construída ficará muito mais prático cuidar da plantação. Sonhamos, lutamos e realizamos", comemora a assentada.

De acordo com a assessoria do REM-MT, Daiane é uma das 50 famílias produtoras de café assentadas em Cotriguaçu, que, há cerca de 2 anos, recebem apoio técnico sistemático da Empaer-MT, com apoio do Programa REM-MT para fortalecer as lavouras. 

Trabalho em equipe

Para Thiago Tombini, os avanços seriam muito mais difíceis de acontecer sem o apoio do REM-MT ao longo dos últimos dois anos. Segundo ele, o programa fez com que o técnicos chegassem até a ponta para atender os assentados.  

"A respeito da assistência, era muito carente, pois muitos produtores ficam a mais de 130 km da sede do município [Cotriguaçu], onde fica a unidade da Empaer. Para nós, técnicos, ficava difícil visitá-los, porque as estradas são muito ruins. Mas, o REM estruturou a nossa equipe e deu condições para prestarmos uma melhor assistência técnica às famílas", declara. 

Ele também explica que os recursos do programa possibilitaram realizar dias de campo com os produtores, onde houve demonstração de diferentes metodologias para melhorar a lavoura.

"Uma delas foi o uso de irrigação com adubos, que chamamos de fertirrigação. Também orientamos sobre adubação correta, práticas de manutenção das nascentes para uso na irrigação e a utilização de defensivos certos e datas corretas de aplicação", aponta. 

De acordo com o REM-MT, Cotriguaçu é um dos 49 municípios inseridos no programa estadual Mato Grosso Produtivo-Café, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT). Entre os principais objetivos do programa estão: ampliar a área, produção e produtividade das lavouras; aumentar o emprego e a renda; bem como capacitar os extensionistas da Empaer em sistemas de produção de café com tecnologias adequadas e sustentáveis com resultado efetivo na orientação técnica aos agricultores familiares.

Apesar de todos esses avanços, Tiago ressalta que o trabalho de orientação e assistência técnica não pode parar. Deve continuar sempre, com o foco principal de mudar para melhor a realidade da agricultura familiar. "Está ficando ótimo, já dá pra ver as mudanças. Tem produtor adquirindo até casa e carro. São resultados desse trabalho da Seaf, Empaer e do REM junto às famílias", enfatiza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet