Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

novo modelo sustentável

Mercado de carbono na agricultura será tema de seminário da Aprosoja-MT

Foto: Assessoria / Aprosoja-MT

Mercado de carbono na agricultura será tema de seminário da Aprosoja-MT
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) realiza, na próxima terça-feira (5), o seminário “Carbono na Agricultura”, em Cuiabá. O evento deve apresentar um estudo de estimativa de mercado de carbono na agricultura e como transformá-lo em um "novo modelo" sustentável de negócio.

Leia também:
Com presença de embaixadores, Parecis Superagro aquece economia local e discute agricultura em terras indígenas

De acordo com a assessoria da associação, a pesquisa deve ser compartilhada com produtores rurais, sociedade e imprensa. Além disso, também serão apresentados dados para sustentar a idéia de que a produção de soja e milho é capaz de viabilizar o sequestro de carbono e promover o equilíbrio climático global.

Conforme a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), os solos agrícolas estão entre os maiores reservatórios de carbono do planeta e têm potencial para o sequestro expandido de carbono (SC). O que também fornece uma maneira prospectiva de mitigar a crescente concentração atmosférica de CO2. 

Ainda segundo a Aprosoja-MT, o evento contará com palestrantes renomados. Entre eles: Rodrigo Lima, com a palestra "Cenário Mundial e Nacional sobre Mercado de Carbono"; Samanta Pineda, com "Legislação pertinente do Mercado de Carbono"; Eduardo Cerri, com "Estudo de Carbono na produção de soja em MT"; Ederson Zanette, com "Mercado de Carbono para o produtor rural"; e Marlene Lima, com "Plataforma de Serviços Ambientais - Carbono". 

Mercado de carbono foi discutido na Parecis Superagro

Considerada uma das maiores feiras de agropecuária e tecnologia do setor agrícola mato-grossense, a Parecis SuperAgro, também foi palco da palestra "Agropecuária, mudanças do clima e mercado de carbono", realizada pela Aprosoja-MT, nesta quarta-feira (30), em Campo Novo do Parecis.
 
"A grande questão é desfazer o mito que a produção agropecuária no Brasil é danosa devido à escala. Essa discussão sobre mudanças de clima considera a importância de transformar os sistemas alimentares, enfrentando os impactos do aquecimento global para que seja possível alcançar a segurança alimentar global", disse o sócio-diretor da Agroicone, o palestrante Rodrigo Lima.
 
Na ocasião, foram apresentados dados sobre emissão de carbono no País, agropecuária de baixo carbono e a agropecuária como parte da solução das mudanças climáticas. Além disso, foram discutidos métodos e adoções de tecnologias para a mitigação de toneladas de carbono por ano no mundo.
 
"Tivemos a oportunidade de falar sobre um assunto relevante, que é o mercado de carbono. Destaco a importância da produção sustentável das cadeias produtivas e a demanda por redução de emissões, que cria oferta de créditos de carbono com integridade ambiental", enfatizou Rodrigo Lima.

Serviço:
Seminário Carbono na Agricultura
Quando?
5 de abril de 2022
Horário? 8h
Onde? Auditório da Aprosoja-MT - Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, n°1.777 - Edifício Cloves Vettorato, CPA
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet