Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 01 de julho de 2022

Notícias | Geral

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Fitch aponta ratings positivos da Unicred MT e destaca tendência de crescimento

Foto: Foto: Divulgação

Fitch aponta ratings positivos da Unicred MT e destaca tendência de crescimento
A Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, avaliou o risco de crédito da Unicred Mato Grosso com os ratings positivos de longo e curto prazos 'A(bra)' e 'F1(bra)', respectivamente, e tendência de crescimento da cooperativa.  

Leia mais:
Unicred-MT distribui mais de R$ 31 milhões em sobras a cooperados

Um dos fatores da avaliação positiva pela agência foi o fato de que os ratings da cooperativa são influenciados por seu perfil de negócios estável, focado em indivíduos e profissionais liberais da área médica. "Os ratings também retratam o adequado perfil de risco e os seus bons indicadores do perfil financeiro", diz trecho do comunicado.

Para o presidente da Unicred MT, Ronivaldo Lemos, os índices positivos chancelados pela Fitch Ratings reafirmam o engajamento dos cooperados e colaboradores em transformar vidas e gerar prosperidade aos associados. "Estamos muito próximos dos cooperados, proporcionando um amplo portfólio de produtos e serviços que atendam às suas necessidades financeiras e de seus negócios", completou.
 
Ronivaldo Lemos, presidente da Unicred-MT

A Unicred MT encerrou 2021 com mais de 15,4 mil cooperados e 14 pontos de atendimento distribuídos em dez cidades de Mato Grosso. A cooperativa mantém sua estratégia de expansão de ativos, reportando 44% de crescimento em suas operações de crédito em 2021 (20,3% em 2020), estratégia essa que deve se manter em 2022.
 
A cooperativa, conforme a Fitch, apresenta relativa diversificação de clientes e setores, chegando ao final de 2021, com 39% deles ligados ao segmento da saúde. Outra observação é que o perfil de risco da Unicred MT se beneficia em termos de imagem, controles de risco e captação da integração por fazer parte da Unicred do Brasil.
 
O fato de a instituição estar em processo avançado de mudança para fazer parte das cooperativas singulares ligadas à Cooperativa Central de Crédito Unicred Conexão (Unicred Central Conexão) também foi considerado positivo pela agência.

Indicadores de Qualidade

A Fitch avaliou ainda que os indicadores de qualidade de ativos da Unicred MT apresentam tendência de melhora. Em 2021, de acordo com os analistas, os indicadores de rentabilidade da cooperativa se elevaram quando comparados a 2020 e estão em linha com o patamar histórico, com o indicador de resultado operacional/ativos ponderados pelo risco de 4,4%, ante 3,4% em 2020 e a média dos últimos quatro anos, de 4,2%.

"Os resultados de 2021 foram impactados por melhorias na eficiência operacional, após a mudança de processos internos, além do crescimento das receitas de crédito, reflexo do crescimento da carteira nos últimos anos", completa o comunicado.

A agência considera que a atual posição de capital dá condições à cooperativa para absorver eventuais choques, assim como possibilita a continuidade dos planos estratégicos de crescimento para os próximos anos. A Fitch considera ainda que a estrutura de captação e a liquidez da Unicred MT permaneceram estáveis e adequadas ao seu porte e perfil de atuação.

Os analistas avaliaram ainda que a cooperativa manteve a tendência de expansão de sua base de depósitos, com crescimento de 21,6% em 2021. "A crescente captação é de baixo custo e composta majoritariamente por depósitos, seguidos de letras de crédito imobiliário (LCI) e Letras Financeiras. Em dezembro de 2021, aproximadamente 50% dos depósitos estavam alocados na centralização financeira da Unicred Central, que beneficia a cooperativa singular com um estável fluxo de receitas intercooperativas", registrou o relatório.

Por fim, a agência removeu a observação negativa dos ratings da instituição e atribuiu perspectiva estável ao rating nacional de longo prazo. Segundo a Fitch, a remoção dessa observação reflete a visão dos analistas de que o evento cibernético ocorrido no Sistema Unicred em novembro de 2021 não resultou em uma deterioração do perfil financeiro da cooperativa, principalmente em relação à sua liquidez – aspecto monitorado pela agência desde a ocorrência do fato.

"A agência considera que as incertezas em relação aos potenciais impactos do evento sobre a franquia e imagem foram limitadas, uma vez que o Sistema Unicred e a cooperativa foram capazes de retomar suas atividades transacionais de forma integral nos dias seguintes, sem prejuízos relevantes a seus cooperados", concluiu a Fitch em seu comunicado.

Sobre a Unicred MT

A Unicred Mato Grosso faz parte das cinco maiores cooperativas no ranking do Sistema Unicred em nível nacional, num universo de 34. Está presente em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Barra do Garças. Mais informações: www.unicred.com.br/matogrosso.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet