Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Setor resiliente

Mercado de seminovos sofre primeira retração do ano mas deve reagir em dezembro, prevê Federação

Foto: Assessoria

Mercado de seminovos sofre primeira retração do ano mas deve reagir em dezembro, prevê Federação
O mercado de veículos seminovos sofreu sua primeira retração do ano no mês de outubro de 2022, mas já deve reagir em dezembro. É o que prevê a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), entidade representativa do setor de revendas de automóveis seminovos e usados, reunindo 26 Associações regionais por todo o país.

Leia também:
Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá tem mais de 100 vagas de emprego abertas
 
De acordo com a assessoria de imprensa da Federação, foram celebradas nove altas consecutivas de vendas em 2022, mas a média diária de vendas de carros seminovos e usados teve uma retração durante o mês de outubro em comparação com setembro. No entanto, esse mercado se mantém otimista.
 
De acordo com o empresário Amir Maluf, proprietário da Rivenditori, que atua no mercado de carros de luxo em Cuiabá, o cenário será mais promissor no início do mês de dezembro com a proximidade do final de ano.
 
“Não existe um ambiente pessimista no segmento de seminovos, afinal de contas foi o primeiro mês de retração desse mercado, passamos o restante do ano contabilizando resultados positivos, com aquecimento de vendas. É normal no período eleitoral os consumidores adotarem um comportamento mais conservador, ou de espera, sem ansiedade. O ambiente pós eleições ainda permanece em alerta, mas estimamos que na próxima quinzena o mercado vai reagir, a confiança dos consumidores vai ressurgir”, analisou.
 
Segundo a Fenauto, a retração, em comparação com setembro de 2022 (considerando os dias úteis), foi de 6,4%. Em comparação com o mês de outubro de 2021, o resultado nominal ficou negativo em 5,2%.
 
Foram comercializados no mês de outubro, 1.107.523 veículos, contra 1.242.408 em setembro. “Se os números nesse último mês de outubro têm relação direta com as eleições no ano passado tínhamos ainda impactos com a pandemia, ou seja, esse mercado é resiliente, superamos um dos piores momentos da nossa história, e agora essa insegurança é passageira, e o futuro a curto prazo será mais próspero”, projeta.
 
A Rivenditori agrega marcas de expressão do universo automotivo alto padrão como Ferrari a Porsche, porém atua também com caminhonetes e SUV´s, percebendo um padrão mais célere de vendas com os exemplares de utilitários, caminhonetes e SUV´s com condições impecáveis, pois o mercado continua exigente.
 
“Dependendo do modelo, marca e das condições do veículo a venda é concretizada em média em cinco dias, quando a escala de perfeição declina em alguns aspectos, a venda ocorre em média em 30 dias”, completou Amir.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet