Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Boas práticas

Empresário de Cuiabá afirma que iniciativa privada pode contribuir com controle e fiscalização do mercado de mineração

Foto: Assessoria

Empresário de Cuiabá afirma que iniciativa privada pode contribuir com controle e fiscalização do mercado de mineração
O empresário e diretor de Operações do Grupo FNX Participações, Pedro Eugênio Gomes Procópio da Silva, foi um dos convidados para o 7° Seminário Mineração &/X Comunidades que ocorreu em Belo Horizonte. Ele defendeu que a iniciativa privada pode contribuir para o controle, fiscalização e legalização do mercado.

Leia também: 
Mercado de seminovos sofre primeira retração do ano mas deve reagir em dezembro, prevê Federação


Pedro afirma que ao entrar na comercialização do mineral de pequena e média escala no Brasil, acabou recorrendo ao mercado europeu e se deparou com as diretrizes da LBMA. Associação europeia que contém regras e critérios alinhados com o equilíbrio entre a sustentabilidade do meio ambiente e a exploração mineral. No evento, Pedro contou que acabou adotando métodos rigorosos nas suas transações, como também apresentou o processo que aderiu para se adequar à realidade internacional.

Ele destacou que a empresa percebeu que iniciativa privada tem um papel importante na promoção das boas práticas. O empresário afirma que é necessário transmitir ações sustentáveis na cadeia produtiva organizadora.
O Grupo FNX Participações atua em escala de pequena e média produção na mineração, com foco no minério de ouro. A estrutura da empresa foi criada por uma instituição financeira atuante sob o guarda-chuva do Banco Central.

A corporação criou um banco digital especializado na mineração de pequeno e médio porte para trazer facilidade ao acessar o meio financeiro. Este banco foi desenvolvido após perceberem que as pequenas companhias sofriam com a desbancarização.

Outro projeto elaborado pelo grupo é a rastreabilidade. por meio de sistema de blockchain, para facilitara o processo de registro de transações e controle de ativos em uma rede de negócios. A expectativa é que o processo esteja 100% finalizado até dia 30 de janeiro.

O empresário contou sobre a parceria realizada com SwissBetter Gold Association, empresa que reúne os principais compradores do minério de ouro no mundo, junto com o governo suíço que promove certificação de minas com produção responsável.

As minas são bonificadas, se houverem o selo, com US$ 1 dólar para cada grama de ouro produzido. O valor deverá ser investido na comunidade com boas práticas ou investimento em novas tecnologias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet