Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Produtores de batata conhecerão modelo de manejo integrado durante Congresso da ALAP

Promovido bianualmente pela Associação Latino Americana de Batata (ALAP), o Brasil recebe o XXV Congresso de La Asociación Latinoamericana de la Papa. O evento acontece entre os dias 17 e 20 de setembro em Uberlândia (MG) sob o tema central “A importância da batata à humanidade e a importância da modernização da cadeia da batata aos países latino-americanos”. Atualmente a cultura ocupa o terceiro lugar no ranking dos alimentos mais consumidos no mundo. Dada importância da cultura e o potencial do Brasil na produção de alimentos é que a BASF levará ao evento seu portfólio completo destinado ao manejo deste cultivo.

Sistema AgCelence® Batata

Na esteira do sucesso alcançado pelo Sistema AgCelence® Soja de Produtividade Top , a Unidade de Proteção de Cultivos da BASF apresentará a versão do modelo de manejo integrado também aos produtores de batata. “A qualidade do produto final é fator preponderante para garantir a comercialização da batata. Com isso, este modelo de manejo criado pela BASF ajudará o agricultor a ter maior rentabilidade”, explica Eduardo Eugênio, gerente de Marketing para Hortifruti da BASF. Especificamente no cultivo da batata, o Sistema AgCelence® integra a aplicação sequencial dos fungicidas Cantus® e Cabrio® Top para um melhor manejo fitossanitário, com efeitos AgCelence, proporcionando a melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia e tubérculos. Além disso, a alternância entre os dois produtos auxilia no melhor manejo de resistência de fungos a fungicidas. Os estudos realizados para esse cultivo constataram, além do melhor controle fitossanitário, aumento de produtividade, melhoria na qualidade e maior uniformidade do produto final.

Digilab 2.0


A BASF apresentará ainda durante o congresso uma de suas inovações em tecnologia no campo: o Digilab 2.0. O serviço é composto por um sistema portátil de assistência técnica e diagnóstico preciso de doenças, pragas e plantas daninhas, que permite a identificação de sintomas iniciais em diferentes tipos de cultivo.

O Digilab funciona por meio de um microscópio digital, que é capaz de aumentar a imagem em até 200 vezes, e um software com banco de dados e imagens das principais doenças nos cultivos agrícolas. Agora em versão 2.0, o Digilab oferece ainda mais agilidade e precisão, pois conta com um sistema de navegação mais intuitivo, de fácil manuseio, além de um GPS acoplado ao hardware do equipamento, que possibilitará o georreferenciamento de uma determinada praga, planta daninha ou doença. Também já se encontra disponível a versão mobile do sistema, para usuários de smartphones com sistemas Android e iOS (Apple).

Sobre o evento:

Em paralelo ao ALAP acontece o XIV Encontro Nacional de Produção e Abastecimento de Batata (ENB) sob o mesmo tema: “A importância da batata à humanidade e a importância da modernização da cadeia da batata aos países latino-americanos”, o X Seminário Nacional de Batata Semente e o V ABBA Batata Show, evento promovido pela Associação Brasileira de Batata.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet