Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

CLIMA FAVORÁVEL

Segunda safra do milho deve ultrapassar 46 milhões de toneladas

Foto: Reprodução

Segunda safra do milho deve ultrapassar 46 milhões de toneladas
Boletim de monitoramento dos cultivos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que as condições climáticas estão favorecendo a segunda safra do milho em Mato Grosso. A expectativa é que 46,41 milhões de tonelada sejam colhidas representando um aumento de 5,87% em relação à safra 2021/22.

Leia também
FENABRAVE apoia plano de incentivo de acesso ao carro zero do Governo Federal


Segundo o relatório divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), a área destinada ao milho segunda safra em Mato Grosso está prevista em 7,42 milhões de hectares, aumento de 3,78% em comparação a temporada 2021/22.

Essa maior estimativa está atrelada ao aumento na demanda e a menor oferta do milho no mercado internacional, em decorrência da quebra de safra da Argentina e dos Estados Unidos, além da guerra na Ucrânia que diminuiu a produção do país.

A Conab apontou que mesmo não ocorrendo chuvas significativas recentemente, o solo das plantações ainda estão se mantendo úmidas suficientes para manter o vigor da cultura, incluindo os talhões que foram semeados fora da janela ideal de cultivo.

As principais pragas e doenças do milho seguem sendo monitoradas e contidas dentro da normalidade.

"Há expectativa de uma boa safra na maioria das lavouras, salvo aquelas semeadas muito além do final
de janela. Os primeiros registros de colheita se concentram nas áreas que foram semeadas nas primeiras semanas de janeiro", diz o boletim.

Já o Imea ressaltou que o o início das exportações brasileiras de milho para a China, que é o principal importador mundial de milho, pode manter a demanda pelo cereal mato-grossense aquecida e consequentemente incentivar o incremento de área, uma vez que Mato Grosso é o maior exportador brasileiro do cereal.

A colheita da segunda safra tem início no final de maio e deve seguir até setembro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet