Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

até setembro

Vazio sanitário da soja começa na quinta-feira em Mato Grosso

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Vazio sanitário da soja começa na quinta-feira em Mato Grosso
O período da proibição do plantio da soja em Mato Grosso começa na próxima quinta-feira (15) e segue até 15 de setembro, comunica o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). O período, definido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) pela portaria nº 781, terá a duração de 90 dias. Essa medida, anualmente adotada, é tomada para evitar a multiplicação da ferrugem asiática durante a entressafra, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

Leia mais 
Segunda safra do milho deve ultrapassar 46 milhões de toneladas

A coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal do Indea, Silvana Amaral, explica que o prazo definido do vazio sanitário ajuda a diminuir a incidência do fungo. Ela acrescenta que o tempo de três meses minimiza a quantidade de esporos de fungo causadores da ferrugem asiática e atrasa a ocorrência da doença na safra seguinte.

No período do vazio sanitário o Indea realiza fiscalizações nas propriedades, e se necessário coleta amostras para serem analisadas pelo Laboratório de Sanidade Vegetal. O produtor que descumprir a medida fitossanitária fica sujeito à multa e a realização de destruição das plantas vivas de soja.

Danos

Os efeitos diretos da ferrugem asiática na soja são o amarelecimento e o bronzeamento das folhas e sua queda prematura, impedindo a plena formação dos grãos. Quanto mais cedo ocorre a desfolha, menor é o tamanho dos grãos e menor o rendimento e qualidade do produto colhido.

Produção

Na safra 2022/2023 foram cadastradas no Indea o total de 13.930 propriedades com plantio de soja, com área declarada de mais de 10,6 milhões de hectares plantados e o número de 8.390 produtores. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet