Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

safra 23/24

Mato Grosso deve exportar mais de 27 milhões de toneladas da soja, aponta Imea

Foto: Secom/ MT

Mato Grosso deve exportar mais de 27 milhões de toneladas da soja, aponta Imea
Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) apontam que Mato Grosso deve exportar cerca de 27,32 milhões de toneladas do grão da soja nesta safra 2023/24. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos.

Leia também
Mato Grosso foi responsável por mais de 50% dos 4,2 milhões de toneladas de milho exportados


Conforme os dados do Instituto, diante das incertezas quanto à safra e com indicadores importantes em aberto, a projeção da produtividade permanece em 59,70 saca por hectare.

Por fim, com a manutenção da área e da produtividade, a produção da safra 23/24 ficou prevista em 43,78 milhões de tonelada, queda de 3,39% ante a safra passada.

Na safra 2022/23 devem ser exportados 27,54 milhões de toneladas do grão.

No que tange ao consumo interestadual, com a expectativa do El Niño para o próximo ano, resultando em uma elevação na projeção de chuvas para o Sul do Brasil, a estimativa para o indicador caiu 23,58% no comparativo com agosto, passando para 3,24 milhões de toneladas.

Já o consumo da oleaginosa no Mato Grosso, com a perspectiva de ampliação nas indústrias do estado, o consumo ficou previsto em 13,58 milhões de toneladas, incremento de 9,24% em relação a agosto deste ano.

Por fim, por conta do ritmo lento da comercialização de soja, em relação à média dos últimos anos em Mato Grosso, o estoque final foi mantido com redução de 14,13% ante a safra passada, ficando projetado em 1,26 milhão de toneladas
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet