A 2ª edição da Expominério, que ocorrerá de 7 a 9 de novembro, em Cuiabá, traz uma programação robusta com temas essenciais para o setor mineral e promete discussões de alto nível. Entre os palestrantes de destaque estão o ex-ministro Aldo Rebelo, reconhecido por sua trajetória política e visão sobre a exploração responsável na Amazônia. Ele ministrará palestra magna às 18 horas, no primeiro dia do evento.
Leia mais
Metamat transforma rejeitos de mineração em insumos para impulsionar a agricultura sustentável em Mato Grosso
Outra presença esperada é a do diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Caio Seabra, que participará em um painel sobre minerais críticos e estratégicos e as iniciativas para tornar o Brasil referência na transição energética. Ele falará no painel programado para sexta-feira (08), às 10h45.
O evento começa na manhã do dia 7 de novembro com a recepção e abertura oficial, que tem a presença confirmada do deputado estadual Max Russi, apoiador do evento desde a primeira edição e foi requereu a instalação de uma Câmara Setorial Temática (CST) para estudos sobre a mineração no estado. Em seguida, uma série de painéis e palestras técnicas que buscam integrar as esferas políticas, jurídicas e tecnológicas da mineração. O primeiro dia é marcado por palestras de decisões de tribunais superiores e o mercado internacional de investimentos. O presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Juliano Jorge, abordará as políticas públicas estaduais para o setor.
Nos dias seguintes, a programação abrange um panorama completo sobre a atualidade do setor. Na manhã do dia 8, o foco será em novas tecnologias para recuperação de ouro fino e tributação. Outros temas incluem uso do mercúrio, regulação e impactos ambientais, refletindo o compromisso com uma mineração responsável e inovadora.
O senador Wellington Fagundes (PL) estará no painel que debaterá a Mineração & Marco Regulatório e Risco Jurídico no Brasil. Ao lado dele estarão discutindo o tema os palestrantes Frederico Munia, Dra. Monica Maia e Tasso Mendonça.
O último dia (09) destaca o papel das mulheres na mineração, a coexistência entre cooperativas e mineradoras, e, no período da tarde, as discussões finais incluem comunicação de valor e mapeamento geológico. Para fechar, a programação cultural com o Sarau Expominério celebra o evento, oferecendo um espaço de integração e troca entre os participantes.
"Com nomes importantes, como especialistas nacionais e internacionais, e abordagens que vão desde o avanço da tecnologia até questões regulatórias e socioambientais, a Expominério 2024 promete consolidar-se como um fórum estratégico para a mineração em Mato Grosso e no Brasil, criando novas oportunidades de negócios e parcerias para o desenvolvimento sustentável do setor", destacou a advogada Pâmela Alegria, uma das organizadoras do evento.
Expominério 2024
A Expominério 2024 conta com o patrocínio oficial do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat). Também tem patrocínio da Alpha Minerals e da Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), Azevedo Sette Advogados, Nexa, Keystone, Aura Apoena, Rio Cabaçal Mineração, Ero Brasil Xavantina e Fomentas Mining Company.
O evento conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Grupo de Trabalho da Mineração da ALMT, Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), Núcleo de Mineração da USP (Nap.Mineração), Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Abrasel.
Mais informações pelo site
www.expominerio.com.br