Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 11 de julho de 2025

Notícias | Geral

INFLUENZA

Duas pessoas com suspeita de gripe aviária estão sendo tratados com antiviral, diz Ministério

Foto: Reprodução

Duas pessoas com suspeita de gripe aviária estão sendo tratados com antiviral, diz Ministério
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Mato Grosso estão monitorando dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos no município de Campinápolis (565 km de Cuiabá). As duas pessoas apresentaram sintomas gripais após contato direto com aves infectadas pelo vírus da influenza aviária.


Leia também:
Exame descarta caso de gripe aviária em ave de Cuiabá; caso suspeito é investigado no interior


De acordo com as autoridades de saúde, os pacientes estão em tratamento com o antiviral fosfato de oseltamivir e seguem sendo acompanhados por profissionais do SUS. Amostras biológicas foram colhidas e encaminhadas a um laboratório de referência para análise detalhada.

Além dos dois casos suspeitos, outras 10 pessoas que também tiveram contato com aves infectadas estão sob observação preventiva, como parte do protocolo de vigilância adotado pelo Ministério da Saúde.

Apesar do monitoramento, o governo federal reforça que não há, até o momento, confirmação de nenhum caso de gripe aviária em humanos no Brasil. Todos os casos analisados anteriormente foram negativos para a cepa H5N1 da influenza A.

O risco de transmissão para humanos é considerado baixo e ocorre apenas em situações de contato direto com aves doentes ou com ambientes contaminados — não havendo perigo no consumo de carne ou ovos.

Como medida preventiva, as autoridades recomendam que a população evite contato com aves mortas ou com sinais de doença. O Ministério da Saúde segue com ações de vigilância e atuação rápida, conforme estabelecido no Plano de Contingência Nacional do Setor Saúde para Influenza Aviária, lançado em dezembro de 2024.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet