Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 11 de julho de 2025

Notícias | Geral

SETE MONITORADOS

Exame descarta dois casos suspeitos de gripe aviária em cidade de MT, diz Secretaria de Saúde

Foto: Shutterstock

Exame descarta dois casos suspeitos de gripe aviária em cidade de MT, diz Secretaria de Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou nesta sexta-feira (14) que os dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos, registrados no município de Campinápolis, foram oficialmente descartados após análise laboratorial feita pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.


Leia também:
Exame descarta caso de gripe aviária em ave de Cuiabá; caso suspeito é investigado no interior


Com a atualização, Mato Grosso não possui nenhum caso confirmado ou sob suspeita de influenza aviária (H5N1) em humanos. Os dois pacientes haviam sido tratados como suspeitos após apresentarem sintomas gripais e terem tido contato com aves infectadas pelo vírus, identificadas em uma propriedade da zona rural do município.

Apesar do resultado negativo, as autoridades sanitárias seguem em estado de atenção. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde de Campinápolis, enfermeira Suelen Cequinel, sete pessoas continuam sendo monitoradas por precaução. Todas tiveram contato direto ou indireto com as aves infectadas, criadas para subsistência.

Vale lembrar que o vírus H5N1 não é transmitido por meio do consumo de carne ou ovos, mas sim pelo contato direto com aves doentes ou ambientes contaminados.

Indenização

O criador de aves para subsistência que teve seu rebanho sacrificado devido à confirmação de um foco de gripe aviária H5N1 em Campinápolis será indenizado. O anúncio foi feito pelo presidente da Associação Matogrossense de Avicultura (AMAV), Lindomar Rodrigues.

Segundo Rodrigues, que também é médico veterinário, o valor da indenização será de aproximadamente R$ 25 por ave, a ser pago diretamente ao produtor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet