Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Análise de mercado

Algodão deve voltar a atingir patamar de bons preços apenas na safra 2013/2014

17 Set 2012 - 10:30

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Algodão deve voltar a atingir patamar de bons preços apenas na safra 2013/2014
Com os preços abaixo do ideal e desestimulando o produtor a investir, a cultura do algodão deve voltar a atingir bons preços na safra 2013/2014. A análise é do presidente da Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde – Cooperfibra, José Carlos Dolphini.

O presidente resume que os preços ruins são resultado de uma superoferta da pluma no mercado mundial. A atual safra já teve uma redução significativa nas áreas cultivadas, tanto em Mato Grosso quanto em outras importantes regiões produtoras, por exemplo, a Bahia, que sofreu com uma longa estiagem.

A análise que tem sido feita no mercado, completa Dolphini, é que, na próxima safra, 2012/2013, a situação ainda estará “em banho maria”, com preços ainda fora do ideal para uma boa rentabilidade.

Tal situação ainda fará com que mais pessoas deixem de plantar algodão ou reduzam as áreas de cultivo. Aqui no Estado, muitos produtores estão preferindo substituir a pluma pela soja ou pelo milho, já que ambos estão atingindo preços recordes.

O presidente da Cooperfibra analisa que os Estados Unidos, detentores de grandes estoques da pluma, devem ocupar a principal parte de suas lavouras do próximo ciclo com soja e milho, principais culturas prejudicadas com a intensa seca sofrida este ano naquele país.

Assim, no ciclo seguinte, 2013/2014, tanto pela conjuntura nacional quanto analisando outros países fortes na produção de algodão, a expectativa é que os estoques de pluma estejam bem baixos, podendo até faltar algodão, forçando os preços para cima.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet