Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

sinal de alerta

Deputado Victório Galli cobra rigor do governo federal nas importações de vegetais

Foto: Reprodução

Deputado Victório Galli cobra rigor do governo federal nas importações de vegetais
O deputado Victório Galli (PMDB) ocupou hoje (18) a tribuna da Câmara para manifestar sua preocupação com os riscos presentes na importação de produtos vegetais que podem conter pragas nocivas à agricultura nacional.

O sinal de alerta, disse Victório, foi acionado com a descoberta de insetos vivos em uma carga de cacau vinda da África. Se desembarcarem no País, esses insetos podem colocar em risco toda a cacauicultura nacional.

Segundo o deputado, essa preocupação é antiga e decorre, entre outras coisas, de fatos marcantes ocorridos no passado, e que levam, no mundo inteiro, os agricultores a pressionarem os governos para aumentar o rigor na fiscalização de produtos vegetais e animais, para evitar que um descuido dizime a produção local.

“O Brasil precisa seguir no mesmo caminho e reforçar o controle sobre esses produtos”, afirmou o deputado. Ele disse que o sinal de alerta foi acionado com a descoberta de insetos vivos em uma carga de cacau vinda da África.

Victório lembrou os “danos terríveis” causados à produção de cacau da Bahia, na década de 1980, pela propagação da vassoura-de-bruxa, praga que afetou dramaticamente as plantações daquela região.

Hoje, a produção brasileira de cacau, que já foi de 400 mil toneladas de amêndoas, ficou reduzida à metade, o que colocou o País na “vergonhosa” posição de importador de um produto que já foi uma de suas mais rentáveis atividades agrícolas.

“Ora, se os países que vendem ao Brasil não são suficientemente rigorosos na fiscalização de seus produtos, então somos nós que temos a obrigação de intensificar o controle de entrada em nossos portos”, afirmou.

Para o deputado, caso se verifique a ocorrência sistemática do mesmo problema em relação a algum País, então cabe ao Brasil adotar medidas restritivas em relação à importação. Fato comum no comércio internacional, e os próprios produtores nacionais já foram punidos pelo mercado quando não atenderam aos padrões estabelecidos.

“O fato ocorrido no porto de Ilhéus com a carga de cacau é gravíssimo e precisa ser apurado com rigor pelas autoridades brasileiras. O Ministério da Agricultura não pode ser complacente numa situação como essa”, criticou.

Para Victório Galli, a descoberta do problema serve de alerta para o risco que corre a agricultura brasileira em relação à importação de pragas. “O crescimento da economia e a maior participação do País no comércio internacional tendem a aumentar o problema e exigem maior aparelhamento dos órgãos fiscalizadores”, alertou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet