Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

safra 2011/12

Sojicultores de Rondonópolis atingem maior produtividade

Durante o Destaque AgCelence, a Basf anunciou os produtores rurais que atingiram as melhores marcas em produtividade durante a última safra

27 Ago 2012 - 18:08

De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Agro Olhar/Agência Pauta Pronta

Foto: assessoria

André Maggi – Segundo Colocado / Fabio Aimi – Primeiro Colado / Tancredo Nantes – Terceiro Colocado

André Maggi – Segundo Colocado / Fabio Aimi – Primeiro Colado / Tancredo Nantes – Terceiro Colocado

A Unidade de Proteção de Cultivos da Basf anunciou os três produtores rurais inscritos no concurso intitulado Destaque AgCelence que obtiveram os melhores índices de produtividade em soja na safra 2011/12 na região de Rondonópolis (MT). O primeiro colocado foi o agricultor Fábio Aimi, da Fazenda Aimi, com a marca de 70,4 sacas por hectare. O segundo lugar ficou com André Maggi, da Fazenda São Miguel, que obteve a marca de 67,66 sacas por hectares. Já o terceiro lugar ficou com Tancredo Nantes, da Fazenda Girasol com a marca de 67 sacas por hectare.

“Embora tenhamos passado por um período difícil em razão da forte estiagem em algumas regiões do Rio Grande do Sul e Bahia, bem como alta inicidência de pragas, doenças e plantas daninhas em outras regiões, de forma geral os produtores brasileiros continuaram investindo pesado em tecnologia, o que colaborou para que alcançassem excelentes índices de produtividade como esses”, elogiou o gerente de Marketing de Cultivos da Basf para o Brasil, Fernando Abreu.
A Basf premiou os produtores que utilizaram o Sistema AgCelence Soja Produtividade Top. O modelo de manejo com características únicas foi inteiramente desenvolvido pela empresa no Brasil. Além do melhor controle fitossanitário, o programa de manejo com os produtos fungicida e inseticida Standak Top utilizado no tratamento de sementes, e os fungicidas Comet, Opera e Opera Ultra, proporciona melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos. O sistema produtivo de manejo proposto pela Basf é o único que combina práticas desde o plantio até a colheita. Já na fase inicial é possível perceber melhor desenvolvimento e vigor nas plantas. Na fase intermediária as plantas já estão mais verdes e com mais folhas e ramos. Na terceira etapa, há um alto nível de sanidade permitindo a manutenção da área foliar da planta, mais vagens e consequente aumento em produtividade. “A Basf realizou estudos sobre a eficácia do Sistema AgCelence Soja e os resultados apontaram um aumento de até 10% na produtividade, quando todos os procedimentos técnicos recomendados são seguidos. Esse evento nasceu para celebrar as conquistas e superações do agricultor brasileiro”, finaliza Fernando.

Pelo Brasil – O Destaque AgCelence percorrerá 27 municípios de diferentes estados do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, os eventos acontecem em Amambaí, Dourados e Chapadão do Sul. Na região Sudeste de São Paulo estão sendo contemplados produtores dos municípios de Assis e Itapeva, em Minas Gerais, os produtores de Uberlândia. No Estado goiano, os agricultores de Jataí, Rio Verde e Formosa conhecerão os produtores que obtiveram as melhores produtividades. Ainda na região Centro-Oeste, o Destaque AgCelence® ocorre em Primavera do Leste, Rondonópolis, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Canaranã e Sorriso, em Mato Grosso.

As regiões Norte e Nordeste também estão na programação. O evento é realizado na cidade de Balsas, no Maranhão, Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, e Palmas, estado do Tocantins. No Sul do Brasil, estão considerados os produtores de soja de Passo Fundo e Santa Maria no Rio Grande do Sul. Já no Paraná, os eventos ocorrem em Cascavel, Cafelândia, Campo Mourão, Londrina, Castro, Ponta Grossa e Pato Branco.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet