Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Colniza

Produtoras rurais participam do 1º Curso de Derivados do Leite

Foto: Reprodução

Produtoras rurais participam do 1º Curso de Derivados do Leite
A Prefeitura de Colniza, a Associação de Produtores Rurais do Projeto Filinto Muller e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) promoveram, de 22 a 24 de agosto, o primeiro Curso de Derivados do Leite, no Noroeste do Estado, no distrito de Guariba (150 km do município de Colniza). As participantes receberam orientações sobre pasteurização, processamento, boas práticas de fabricação, higiene e outros. O curso aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Senhor Bom Jesus, no centro da cidade.

A extensionista social da Empaer, Conceição S. Ribeiro, esclarece que desde o ano de 2004 as produtoras rurais aguardam a realização do curso. Durante três dias, dezenove produtoras, aprenderam técnicas de como fazer requeijão cremoso, mussarela, queijo minas frescal e meia cura, iogurte, doce de leite pastoso e em barra. Conforme Conceição, além de explicar como aproveitar o soro na fabricação de ricota, patê e bebida láctea, também foi apresentada a técnica de como pasteurizar o leite .

De acordo com a extensionista, o objetivo do curso foi capacitar e oferecer alternativas para a família rural agregar valor, por meio dos derivados do leite, possibilitando a melhoria da qualidade de vida com lucro e renda. Ela destaca que no início do curso foi ministrada uma palestra sobre boas práticas de manipulação e fabricação, higiene do ordenhador, das instalações e equipamentos.

Para realização do curso, o presidente da Associação dos Produtores, Augustinho Raulino Stein, repassou 115 litros de leite, o secretário de Agricultura de Colniza, João Pedro Gaiarin, disponibilizou recursos para aquisição de materiais para processamento do leite e a Empaer foi responsável pela parte técnica do curso. O encerramento contou com a participação de 60 pessoas, entre participantes e familiares.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet