Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Energia

Versatilidade

Gás natural pode ser utilizado como fonte de geração de energia

Versátil, o gás natural pode ser utilizado como fonte de geração de energia elétrica (ao substituir o carvão e o óleo combustível), tendo também aplicações automotivas (usado no lugar da gasolina, do etanol e do óleo diesel) e domésticas (em vez do GLP).

Além disso, o gás natural é insumo básico da indústria gasoquímica, responsável pela produção de grande quantidade de compostos como o metanol e a ureia.

Ao acompanhar a tendência mundial de aproveitamento de combustíveis mais limpos, o Brasil tem investido na expansão do uso do gás natural, que apresenta menor emissão de poluentes no processo de combustão, além de favorecer maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam. Por isso, este energético é chamado de “combustível do futuro”.

De 2011 até 2015, a Petrobras vai investir R$ 224,7 bilhões em atividades relacionadas à produção de petróleo e gás natural, sendo que desse total, R$ 13,2 bilhões serão exclusivos para a área de Gás e Energia.

Atualmente, a produção nacional de gás natural é de aproximadamente 64 milhões de metros cúbicos por dia. A previsão da Petrobras é de elevar a produção para 98 milhões de metros cúbicos, em 2015, já com significativa participação do pré-sal, e para 178 milhões de metros cúbicos em 2020.

No período entre 2007 e 2011, empresa alocou investimentos para o crescimento da malha de transporte de gás, que passou de aproximadamente seis mil para quase 10 mil quilômetros, e para a implementação de dois terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL) do Brasil, um na Baía de Guanabara (no Rio de Janeiro) e outro no porto do Pecém (São Gonçalo do Amarante – Ceará).

Neste meio tempo, foi votado e sancionado o marco regulatório do setor, que institui regras que possibilitam maior competitividade, atratividade e transparência ao setor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet