Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

estabilidade de preços

Queda de preço do frango vivo prossegue em SP e MG

Durou não mais que sete dias a estabilidade de preços do frango negociado no interior paulista. Ontem, pela sexta vez nos primeiros 14 dias de negócios de abril, o produto perdeu cinco centavos de seu preço, sendo comercializado por R$2,15/kg, valor 28,33% inferior ao do início do ano.

Pior, porém (bem pior), é a situação de Minas Gerais que sofreu nova baixa significativa, desta vez de 10 centavos e, com isso, acumula em apenas dois dias de negócios perda de 25 centavos por quilo de frango negociado. No mercado mineiro o frango vivo foi remunerado ontem por R$2,00/kg, o que significa que acumula no ano uma perda de 34,33%.

Com a redução desta terça-feira, o preço praticado em Minas ficou apenas 5,26% acima do que foi praticado um ano atrás, na mesma data – índice que corresponde a uma diferença de apenas 10 centavos e que, novamente, coloca a evolução de preços do produto aquém da inflação acumulada nos últimos 12 meses (6,59% pelo IPCA).

Em São Paulo, a situação é – à primeira vista – mais cômoda, pois a despeito das 17 reduções de cinco centavos registradas desde o início do ano até agora, a cotação paulista se encontra 19,44% acima da registrada um ano atrás.

Mas essa diferença é apenas aparente, pois, tanto em São Paulo como em Minas Gerais, os preços praticados têm sido apenas referenciais, o que significa que muitos negócios são fechados por valores inferiores aos que vêm sendo apontados. E isto, em última instância, sugere operações com resultado negativo em relação a abril de 2012.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet