Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

leite a pasto

Pecuária leiteira chama atenção de pesquisadores cubanos na região Noroeste do Estado

18 Abr 2013 - 13:47

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa

Foto: Reprodução - Ilustração

Pecuária leiteira chama atenção de pesquisadores cubanos na região Noroeste do Estado
Com uma área de 15 hectares destinada à atividade leiteira, a família Rocha, moradora do interior de Rolador, tornou-se referência em produção de leite a pasto, com irrigação. O sistema, que garante produção média mensal de 30 mil litros de leite, com 35 a 40 animais em lactação, será conhecido por pesquisadores cubanos, na próxima quinta-feira (18/04). A visita faz parte de uma missão organizada pelo Governo do Estado, com a finalidade de fomentar o intercâmbio com Cuba e fortalecer as experiências bem sucedidas de agricultura sustentável.

O grupo é formado por especialistas em agronomia, veterinária e química, além das áreas de irrigação, drenagem, zootecnia e biodefensivos.

Na visita a Rolador, que ocorre pela manhã, será conhecido o sistema de pastagens perenes na propriedade dos Rocha, onde o uso racional de mão de obra familiar é ponto central. Para maior regularidade na oferta da alimentação, o produtor foi contemplado pelo Programa Estadual de Irrigação, com um açude escavado que permite armazenar 10 mil m³ de água, o que proporciona uma autonomia de 60 dias sem chuva para irrigar a área de seis hectares. A irrigação totalmente automatizada tem permitido a estabilidade da produção de pasto e, por consequência, a regularidade na produção de leite.

De acordo com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Flávio Joel Fagonde, a importância deste intercâmbio consiste em “oferecer subsídios aos pesquisadores para análise dos diferentes sistemas de produção de leite, bem como procedimentos associativos dos agricultores familiares visitados no Estado do Rio Grande do Sul”.

À tarde, os pesquisadores seguem para São Paulo das Missões, onde, acompanhados de uma comitiva de extensionistas da Emater/RS-Ascar, devem conhecer o sistema cooperativo que fortalece produtores de leite do município. A Cooperativa de Pequenos Agricultores de Leite conta com em torno de 450 associados, tendo surgido como uma alternativa para a comercialização do leite das várias associações comunitárias que se desenvolveram no decorrer de muitos anos de trabalho de assistência técnica e extensão rural.

Até o final de abril, o grupo de pesquisadores cubanos deverá conhecer ainda experiências de extensão rural em produção de leite, nos municípios de Três Passos, Derrubadas, Tupanciretã, Santa Maria, Nova Petrópolis, Nova Bassano, Caxias do Sul e Carlos Barbosa. A comitiva, que permanece em solo gaúcho até o dia 12 de maio, deve acompanhar também o trabalho da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet