Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Logística

ferrovia senador vuolo

Portaria da ANTT autoriza Universidade a elaborar estudos para implantação da Ferronorte

Foto: Divulgação

Francisco Vuolo:

Francisco Vuolo:

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já está autorizada a realizar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) para implantação de dois trechos da Ferronorte entre Rondonópolis e Cuiabá e entre Cuiabá e Santrém (PA). A deliberação de número 75 com o termo de cooperação técnica entre a UFSC e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi publicada nesta semana no Diário Oficial da União.

“Este é o primeiro passo concreto para a construção da ferrovia”, comemora o secretário Extraordinário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, filho do ex-senador Vicente Vuolo que dá nome à ferrovia.

Câmara fará seminários em 3 municípios para debater FICO e Ferronorte

Segundo ele, o presidente da ANTT será convidado a participar da assinatura do documento em Cuiabá em data a ser agendada pelo governador Silval Barbosa. E acrescenta que a UFSC poderá entregar os estudos já com base no novo modelo de concessões do governo federal.

"Queremos investimentos federais", alerta Valtenir sobre obras da FICO e Ferronorte

“O termo foi assinado na hora certa. Queremos dar celeridae ao processo. Acredito que entre 10 e 12 meses os estudos estarão concluídos e poderemos dar início aos leilões”, projeto.

A proposta encaminhada pelo governo à ANTT prevê a inclusão do transporte de passageiros entre Rondonópolis e Cuiabá. No total, a distância entre o município e a Capital pelos trilhos seria de 220 km. Já o trecho entre a Cuiabá e Santarém será exclusivo para cargas.

Fico
Vuolo anunciou também a publicação da tomada de subsídios para a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). Uma reunião técnica entre o governo do estado,. ANTT, Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e a América Latina Logística (ALL) será realizada no dia 10 de maio para definer detalhes do projeto.

“O objetivo agora será preparar um relatório daquilo que deva ser adequado nesta fase da tomada de subsídios. A ANTT du prazo até 22 de maio para colher as contribuições. Mas queremos fazer a discussão aqui em Mato Grosso, em Água Boa e Lucas do Rio Verde”, conclui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet