Olhar Agro & Negócios

Domingo, 31 de maio de 2020

Notícias / Meio Ambiente

Governo vai ao TRF para contestar Funai sobre 'Suiá'

De Brasília -- Catarine Piccioni

31 Ago 2012 - 11:53

Foto: Reprodução

Governo vai ao TRF para contestar Funai sobre 'Suiá'
Governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) informou que o governo vai se manifestar em ação judicial no Tribunal Regional Federal (TRF-1) pedindo que seja reconsiderada a decisão da Justiça em relação à retirada de não índios da terra indígena Marãiwatsédé, na gleba Suiá Missú, região nordeste do Estado. Segundo ele, a ideia é mostrar que a Fundação Nacional do Índio (Funai) está equivocada sobre o número de pessoas na área.

“A Funai informou equivocadamente no processo o número de pessoas. Falou que só tem 900 pessoas. Há 900 alunos matriculados em um só colégio em Alto Boa Vista. No total, temos mais de seis mil pessoas. Estamos falando de retirar [esses] seis mil da área. Elas têm os títulos das terras e, depois de 30 anos [instaladas lá], estão diante da possibilidade de uma retirada de suas propriedades. Têm os títulos e correm o risco de despejo. Onde vamos colocar seis mil pessoas?”, disse Barbosa em entrevista nesta quinta-feira (30). A Justiça Federal prorrogou o prazo para desocupação, remarcando para 1º de outubro.

Veja cobertura completa no Olhar Jurídico.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet