Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de maio de 2020

Notícias / Agronegócio

IX Semana do Peixe em Mato Grosso começa em setembro

Da Redação - Vanessa Alves

31 Ago 2012 - 19:05

Foto: Reprodução

IX Semana do Peixe

IX Semana do Peixe

Começa na próxima segunda-feira (03) a XI Semana do Peixe em Mato Grosso, a abertura será no Mercado Municipal Miguel Sutil, localizado na avenida Generoso Ponce, no centro de Cuiabá com início as 8h30.

O evento promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura conta com apoio da prefeitura de Cuiabá, através das Secretárias Municipais de Turismo Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cultura e Educação e será realizado durante os dias 3 e 17 de setembro.

O objetivo é incentivar o consumo de pescado pelos brasileiros já que a abrangência do evento é de nível nacional.

Confira a programação do evento

01 de setembro

Inscrição dos Aquicultures do Cinturão Verde no RGP
Podem ser feita na comunidade Vila Dos Covos, das 8h às 13h da tarde.

03 de Setembro

Abertura do evento
Será no mercado municipal Miguel Sutil, na Avenida Generosa Ponce, 458, bairro Centro, Cuiabá, a partir das 8h30 da manhã.

04,05 e 06 de setembro

Curso de Filetagem de Peixe e comercialização do pescado no caminhão Feira de Peixe
Será na praça Ulisses Guimarães, das 08h30 as 14h30 da tarde

Concurso de Desenhos para estudantes do ensino fundamental de 1 a 5º serie
Será nos dias 03 e 06 de setembro, na Secretária Municipal Educação (SME) de Cuiabá, a partir das 8h30. O tema do concurso é peixe cuiabano

10 e 14 de setembro

Oficina de culinária, que será realizada no Centro de Eventos do Pantanal das 14h as 17h.

13 de setembro

Concurso de culinária “Minha Receita com Peixe” para alunos do EJA, será na Secretaria Municipal de Educação, ás 19:00h

Veja também os bairros onde serão comercializados os pescados mais baratos, e os dias da comercialização:
 

Pedra Noventa - 10 de setembro
CPA II- Pc. Cultural - 12 de setembro
Regional Sul - 14 de setembro
Jardim Imperial - 17 de setembro
Mercado Municipal Miguel Sutil – 3 a 14 de setembro
Hora: 8:30 -17:00h

14 de setembro

Será o encerramento com a premiação dos concursos de desenho das escolas e concursos de receita, também será realizada uma palestra sobre a profissão dos pescadores e exposição de petrechados de pesca. Atrações culturais de siriri cururu e grupos de rasqueados serão apresentadas a partir das 17 horas no Museu do Rio em Cuiabá.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Amanda Marques
    04 Dez 2012 às 07:25

    Bom..! Apesar dos apesares, esse concurso foi muito bom e tive o prazer de poder participar do concurso Minha receita Cuiabana com Peixe. O único problema do assunto, é que a nossa "Conceituada Secretaria de Edução até a data de hoje,não fez a entrega de premiação nenhuma no Museu do Rio. O evento foi realizado mais a premiação não foram entregues aos alunos do EJA. Fui uma das ganhadoras do Concurso (Em terceiro lugar) mas até hoje quando se liga na secretaria, eles apenas mudão o local do evento e o dia também.. Desde já, Agradeço ao espaço de poder espor minha opinião e oque de fato vem acontecendo..!

  • edesio do carmo adorno
    01 Set 2012 às 07:38

    A piscicultura é a bola da vez. Esta atividade pode contribuir e muito com o desenvolvimento do agronegócio e, particularmente da agricultura familiar. O governo do estado tem política para o setor. É verdade que ainda tímida, desarticulada e aquém das necessidades dos aquicultores. Faltam investimentos e qualificação do setor. Atualmente cada um sobrevive como pode. Um dos grandes entraves é a falta de frigorificos com SIF. Atualmente 02 ou 03 tem capacidade de compra e promessamento do pescado, porém monopolizam o mercado e forçam a queda do preço para o produtor. Este fato tem obrigado os aquicultores a encontrar outras alternativas, principalmente enviar seus produtos inaturas para outras unidades da federação. Resumindo: eventos desta natureza são importantes, porem deveriam ser regionalizados, levados para outras regiões do estado. Por fim, uma sugestão de pauta: que este saite faça uma matéria mais abrangente sobre a atividade pesqueira no estado e que sejam abordados os principais problemas do setor, notadamente comercialização, falta de incentivos, financiamentos e modernização do setor.

Sitevip Internet