Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Life Technologies traz kits que garantem segurança de alimentos em poucas horas

A Life Technologies, a empresa de biotecnologia mais inovadora do mundo, segundo o ranking de 2012 da revista norte-americana FastCompany, acaba de trazer ao Brasil kits de reagentes específicos para segurança alimentar, com função tanto voltada para controle de qualidade do alimento como para a detecção de doenças em animais de produção. Com base na metodologia de Biologia Molecular e na técnica de PCR (reação em cadeia da polimerase) e PCR Multiplex (Detecção de vários genes ao mesmo tempo) os kits permitem a detecção em poucas horas de patógenos como a Salmonella e a bactéria E.coli O157:H7 em qualquer tipo de alimento ou amostras ambientais, além de possibilitar a identificação de espécies animais, como a identificação de carne de cavalo em produtos que deveriam ser compostos por carne bovina. A tecnologia pode ser utilizada por laboratórios oficiais do governo, indústrias produtoras de alimentos para controle de qualidade, universidades e hospitais.

A Salmonella, por exemplo, pode ser detectada em poucas horas por meio de um processo que ocorre em duas etapas: a primeira é a obtenção do DNA no alimento; e a segunda é baseada na PCR para identificar a bacteria/doença/tipo de carne. Com a utilização de outras tecnologias, esta mesma análise demora de três a cinco dias para ser realizada.

Já a Listeria, presente em diversos ambientes, tipos de plantas, processadores de alimentos e em ampla gama de produtos alimentícios também pode ser detectada pelos kits desenvolvidos pela Life Technologies. O impacto da bactéria para produtores de carne pode ser catastrófico: apesar de ser inofensiva quando presente em carnes cruas que serão cozidas, ela já foi a vilã que fez com que países importadores suspendessem a compra de carnes brasileiras. A bactéria é perigosa quando encontrada em alimentos prontos para consumo como embutidos e laticínios.

Segundo Amanda Manolis, Gerente de Produtos para segurança alimentar da Life Technologies, os kits da Life Technologies oferecem menor tempo de “confirmação de negativos” e “positivos presumidos”. “Assim, menos amostras serão utilizadas para a confirmação”, explica a executiva. Os produtos também entregam mais especificidade ao possibilitar discriminação de espécies e níveis de sorotipos com populações mistas de bactérias; permitem que as amostras sejam tomadas após pouco tempo de pré-enriquecimento e detectam múltiplos patógenos na mesma rodada de PCR em tempo real.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,2 milhões de pessoas morrem anualmente devido ao consumo de alimentos e água contaminados. No Brasil de 2.000 a 2.011 foram registrados 8.663 surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) que totalizaram 163.425 pessoas doentes e 112 óbitos. Segundo os palestrantes do 1º Simpósio Life Technologies de Segurança Alimentar, que ocorreu dia 21 de maio, em São Paulo, a demora ou a não detecção desses vírus e bactérias são os principais responsáveis pela quantidade de óbitos por DTA no País e no Mundo.

Os kits têm preços entre R$ 20 e R$ 40 dependendo do tipo de identificação a ser feita. Eles podem ser adquiridos com a Life Technologies, por meio de telefone (0800 772 5433), foodsafety.la@lifetech.com.e www.invitrogen.com/site/us/en/home/industrial/food-safety.html

Sobre a Life Technologies

A Life Technologies Corporation (NASDAQ: LIFE) é uma empresa global de biotecnologia com clientes em mais de 160 países, que usam suas soluções inovadoras para lidar com alguns dos mais complexos desafios científicos. A empresa oferece qualidade e inovação a um custo acessível a qualquer laboratório, com soluções confiáveis e fáceis de usar, abrangendo todo o espectro biológico, com mais de 50.000 produtos para pesquisa translacional, medicina molecular e de diagnóstico, terapias baseadas em células-tronco, medicina forense, segurança alimentar e saúde animal. Seus sistemas, reagentes e consumíveis representam algumas das mais citadas marcas da pesquisa científica, como: Ion Torrent™, Applied Biosystems®, Invitrogen™, GIBCO®, Ambion®, Molecular Probes®, Novex® e TaqMan®. A Life Technologies tem aproximadamente 10.000 colaboradores e mantém o seu compromisso contínuo com a inovação, com mais de 5.000 patentes e licenças exclusivas. A LIFE registrou um faturamento de $3,8 bilhões em 2012.

Acesso o nosso website em www.lifetechnologies.com.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet