Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

na safra 12/13

Ferrugem poderá chegar mais cedo alerta Fundação MT

Foram muitos os esporos da ferrugem detectados em todo o Estado. Sendo assim, todo o cuidado com a ferrugem na próxima safra será pouco.

Foto: Reprodução/Ilustração

Ferrugem poderá chegar mais cedo alerta Fundação MT
Muita soja guaxa (ou tiguera, aquela que nasce de grãos perdidos na colheita anterior) com inoculo do fungo causador da principal doença da sojicultora foi detectada em várias regiões produtoras do grão em Mato Grosso. Descuido por parte de alguns produtores e o clima contribuíram para que a as plantas guaxas se desenvolvessem nos entornos das fazendas e às margens das rodovias. Este cenário é, de acordo com Fabiano Siqueri, pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, muito preocupante.

“Foram muitos os esporos da ferrugem detectados em todo o Estado. Sendo assim, todo o cuidado com a ferrugem na próxima safra será pouco. Produtor que não quer ter novamente prejuízos por causa deste terrível inimigo da lavoura, não pode subestimar a ameaça da doença na próxima safra. Além disso, o clima indica fortemente que a ferrugem pode chegar mais cedo e mais virulenta”, destaca o pesquisador.

O alerta de Siqueri é para toda a classe produtora do estado, mas principalmente para as regiões de Dom Aquino, Campo Verde, Primavera do Leste e o sul de Nova Mutum, onde foi encontrado o maior número de plantas contaminadas pela ferrugem segundo a avaliação da Comissão de Defesa Vegetal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA), em Mato Grosso, coordenada pelo agrônomo Wanderlei Dias Guerra.

O relatório da comissão aponta que tudo indica que a viabilidade da ferrugem se estenderá por período ainda maior na folha seca, com a possibilidade real de haver ocorrência precoce da doença nas lavouras de soja no próximo plantio que se inicia dia 15 de setembro.

“Este é um importante fato que deve servir de alerta para ações imediatas visando a eliminação das plantas guaxas e, também aos produtores, pois a ferrugem certamente será mais grave nesta safra”, afirma Guerra.

Siqueri explica que o fungo, Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem da soja, dissemina-se facilmente pelo vento e em condições climáticas favoráveis, compromete seriamente a produtividade de soja pelo desfolhamento. “Ferrugem é extremamente dependente do clima na entressafra”.

Monitoramento local e regional, aplicação com produtos eficientes e na hora exata são as principais ferramentas que produtor e equipe devem fazer para controlar a ferrugem. No Fundação MT em Campo: É Hora de Plantar, que está acontecendo desde segunda nas principais regiões produtoras de soja em Mato Grosso, Siqueri reforça a importância do manejo adequado das doenças com destaque para ferrugem. “Qualquer doença causa onera a renda do produtor. Não adianta, tem que cuidar, com a ferrugem, então, não se brinca. Precisamos produzir grão, produzir soja e a doença pode afetar muito o peso da produção”.

A primeira etapa do Fundação MT em Campo: É Hora de Plantar encerra hoje (31) de noite na cidade de Sapezal/MT. Nesta fase, 10 regiões de Mato Grosso foram contempladas com a difusão tecnológica para a sojicultura. A segunda etapa do ciclo de palestras ocorrerá de 10 a 14 de setembro em 06 municípios de Mato Grosso e dois de Goiás.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet