Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

país soberano

“Não será um milhãozinho que colocará a Embrapa entre as maiores do mundo"

Foto: Olhar Direto

Senador defende investimento bilionário do governo em tecnologia

Senador defende investimento bilionário do governo em tecnologia

O senador Blairo Maggi defendeu investimentos bilionários do governo federal para transformar a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em uma empresa competitiva no mercado mundial de produção de tecnologia e capaz de oferecer ao produtor rural brasileiro opções de cultivares de acordo com o interesse e as condições financeiras de cada um.

A manifestação ocorreu na última quinta-feira (8.8) durante audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado onde foi debatida a atuação de empresas multinacionais detentoras dos direitos de propriedade intelectual sobre sementes geneticamente modificadas.

Leia Mais:
Maggi defende atuação do CADE nos acordos entre Monsanto e produtor por semente transgênica
Maggi quer desburocratizar emissão de licenciamento ambiental para construção de armazéns

De acordo com o senador, a Embrapa teve o mérito de ter colocado o Brasil no mapa mundial de produtores de alimentos a partir do desenvolvimento de tecnologias que adaptaram as sementes ao clima e solo tropicais. No entanto, segundo ele, a Embrapa não pode parar no tempo.

“O mercado é mais ou menos livre e é soberano. Enquanto empresas privadas são listadas em Bolsas de Valores, nossa empresa pública, que teve papel de nos colocar no mapa, tem que continuar a se desenvolver. Embrapa está atrás de novos instrumentos. Por isso temos de dar instrumentos à Embrapa para competir neste meio. Como ficam os pequenos e os da agricultura familiar sem uma Embrapa forte?”, questiona.

De acordo com o senador e empresário, o setor público tem que reagir com investimentos pesados em tecnologia.
“Quero participar efetivamente deste crescimento. A Embrapa é de fundamental importância. Mas não será com milhãozinho que vai resolver. Serão bilhões de reais que vão resolver. Significa a independência de um país e a tranquilidade de uma população”, declarou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet