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Notícias / Agricultura

Produtores de laranja do interior de São Paulo apostam nas vendas online da fruta

Canal Rural

 A produção da laranja está passando por uma transformação em consequência da queda do consumo do produto no mercado internacional. Muitos produtores no Brasil estão deixando a cultura de lado. Mas no interior de São Paulo, pai e filha resolveram passar por cima dessa crise, usando a internet. Criaram um site de vendas online só para a laranja.

Pedro Conde e a filha, Alessandra Conde Sondré, estão vivendo uma realidade diferente dos outros produtores de laranja no Brasil. Os dois tomam conta de uma propriedade de 580 hectares, em Sorocaba. Apesar de a propriedade ser grande, a crise da laranja também atingiu a família. A indústria impôs um preço muito abaixo dos custos de produção e eles resolveram tentar uma alternativa. Levaram o campo para a internet.

– Na realidade, a ideia quem teve foi minha filha, que é a atividade dela. No ano passado, a indústria tava em crise. Ela veio passar um fim de semana na fazenda e nós estávamos usando a laranja como adubo, porque o mercado não aceita a laranja precoce, só a indústria gosta. Ela ficou brava, motivada e montou o negócio. Foi tudo criatividade dela. Ficou inconformada com a laranja no chão e procurou uma solução para isso – disse o produtor.

– Aos poucos fui estruturando o negócio, eu vinha pra fazenda, buscava a laranja e entregava na porta de cada cliente. Sem nenhum funcionário, fiz tudo sozinha. Aos poucos eu fui montando a ideia do negócio, o site, e buscando pessoas que pudessem me ajudar – destaca Alessandra.

A fazenda possui mais de 150 mil pés de laranja. A maior parte vai para a indústria, com 180 mil caixas ao ano. Na fazenda, são produzidas cinco variedades da fruta, tanto pelo método convencional, quanto pelo orgânico. A venda pela internet ainda é uma novidade, mas vem conquistando o público utilizando o delivery, ou o sistema de entregas em casa.

– Nós somos conservadores. Gostamos de dar um passo atrás do outro. A solução a médio e longo prazo é muito bem bolada. Ela é interessante, mas nós estamos crescendo aos poucos – disse.

O site está no ar há um ano e já conquistou clientes da maior cidade do país. Hoje, a empresa comercializa mil caixas de laranja por mês só utilizando a internet. Uma forma criativa encontrada pelos proprietários pra driblar a crise.

– Eu não imaginava que ia dar certo. Para mim, a fruta é uma coisa que você precisa ver, é uma coisa palpável. Ter pessoas acreditando no produto é muito legal. Além dos clientes, fui criando amizades, hoje tenho clientes que considero amigos – diz Alessandra.

O produtor conta que um caminhão foi comprado exclusivamente para as entregas. Pelo menos duas vezes por semana ele sai carregado da fazenda e vai diretamente para São Paulo. Na capital, ele tem diversos destinos e os clientes adoram. A médica Daniele Valetre compra um saco da fruta pelo menos uma vez por semana. Ela conta que na casa dela não entra suco em caixinha.

– Não entra laranja de caixinha jamais. O suco fresco é mais saboroso, feito na hora, além de ser mais saudável. Quero que meus filhos possam consumir suco bom para a saúde – disse.

Alessandra conta que o site é uma satisfação pessoal e acredita que o mercado vai ter mais espaço para as vendas.

– Se deus quiser, a gente quer liquidar a indústria. É vender totalmente o pomar da fazenda via laranjas online – salienta.
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