Imprimir

Notícias / Agronegócio

Gleisi Hoffmann lança plantio da safra de soja em Mato Grosso e afirma investimentos

De Sinop - Alexandre Alves

 A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, deu a “largada oficial” do plantio da safra de soja 2013/14 em Mato Grosso, nesta quinta-feira à tarde, no centro de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Sinop, durante a segunda edição do Projeto Soja Brasil.

Junto com o governador Silval Barbosa (PMDB), o senador Blairo Maggi (PR), o secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Neri Geller, deputados federais, estaduais, o prefeito Juarez Costa (PDMB), entre outros políticos, Gleisi participou do ato que marca o lançamento das sementes da oleaginosa no solo mato-grossense a partir deste mês.

No discurso, a ministra prometeu mais investimentos em logística e lembrou-se dos recursos liberados pelo governo federal para o plano safra e também uma linha de crédito para os produtores rurais na ordem de R$ 25 bilhões para armazenagem. Ela visualiza o Brasil como maior produtor mundial de grãos até 2020.

“As estimativas internacionais projetam que a safra nacional de soja passará os EUA e o Brasil será o maior produtor da oleaginosa. E não tenho dúvidas de que, até o fim da década, seremos o maior produtor de grãos do mundo”, disse a ministra aos presentes na cerimônia.

Especialistas dizem que ainda falta mão de obra qualificada para o agronegócio
Nove milhões de hectares de pastagem podem se transformam em lavoura em Mato Grosso

Depois de cerimônia, a ministra participou de um ato simbólico junto com Geller, em um trator puxando uma plantadeira e conduzido pelo secretário de Políticas Agrícolas – que é agricultor na região de Lucas do Rio Verde.

A área plantada com soja em Mato Grosso – que é o maior produtor do país - deve chegar a 8,28 milhões de hectares, um incremento de 4,9% em comparação a safra passada, quando foram cultivados 7,89 milhões de hectares com a oleaginosa. Se o clima colaborar, os mato-grossenses podem colher até 25,28 milhões de toneladas, superando os 23,59 milhões da safra 2012/13.

Paulo H. Carvalho

Imprimir