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Interdisciplinaridade leva alunos a conhecer o Brasil por meio de visita à fazenda histórica

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

À época, Cáceres era apenas a Vila Maria do Paraguai e a Fazenda Jacobina recebia denominação engenho. Depois de séculos de fundação e muita história, a propriedade que já foi a mais rica da província de Mato Grosso e faz parte da coleção de prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), recebeu ao menos 50 alunos do 6° ano da escola Senador Darcy Ribeiro, do bairro Jardim Industriário I.

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A professora Aparecida Anderson, articuladora do programa Mais Educação em Cuiabá, explica que a escola pretende, a partir do tema “Um Mundo Melhor: Cuiabá, Portal da Diversidade Numa Proposta Sustentável ”, desenvolver projetos escolares de forma interdisciplinar.

A aula de campo na fazenda buscou criar nos alunos interesse pela história do Brasil. Segundo pesquisa realizada pela escola, a fazenda foi um importante estabelecimento produtor de charque e de açúcar, e abastecia importantes mercados como São Paulo e Rio de Janeiro e Europa.

A construção da fazenda consiste em um importante sobrado colonial, feito com taipa de pilão, uma das tradicionais técnicas construtivas da época colonial. Entre os anos 1829 e 1852 a fazenda era a mais rica da província, tanto em área quanto em produção.

“Essa viagem histórica à Fazenda Jacobina proporcionou aos alunos uma experiência de vida e de aprendizagem significativa. Eles voltam no tempo para conhecer uma época muito importante da história de nosso país, que foi o período da escravidão”, destacou Anderson.

Interdisciplinaridade
Além da história, outras áreas do conhecimento foram ‘destrinchadas’ durante a visita. A área geográfica e a questão socioeconômica da fazenda, que influenciou muito a vida econômica do país na época, foram inseridas no contexto das aulas de Geografia.

O Pantanal entrou no currículo da professora de Ciências, enquanto o responsável por destacar os conceitos de Matemática exerceu sua função por meio de tabelas e gráficos, todos referenciados no projeto.

A disciplina de Português foi trabalhada a partir de documentários exibidos aos alunos. História em quadrinhos também forma usados como ferramenta para gerar interesse nos participantes. A arquitetura e sua cultura abolicionista foram tratadas na disciplina de Artes. Com informações da assessoria de imrpensa da Prefeitura.
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