Imprimir

Notícias / Agricultura

Pesquisa do Cepea indica rendimento baixo das laranjas da safra atual em SP

CEPEA

O rendimento das laranjas da safra 2013/14 está baixo. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), o rendimento, que iniciou a atual temporada em um dos piores níveis da história da citricultura paulista, ainda não alcançou o patamar ideal.

O motivo do resultado abaixo do normal para o período é que as frutas possuem poucos sólidos solúveis, devido ao excesso de chuvas no período de crescimento dos frutos, especialmente dos precoces.

Em agosto, a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) divulgou que o rendimento médio da safra 2013/14 poderá ser de 270 caixas de laranja por tonelada de suco concentrado. Em safras de excelente rendimento, são necessárias 240 caixas para se produzir a mesma quantidade de suco.

Segundo pesquisadores do Cepea, o baixo rendimento tem motivado boas compras industriais. As pequenas processadoras oferecem entre R$ 8 e R$ 9 a caixa de 40,8 quilos, posta. O objetivo é adquirir maiores volumes de fruta e, assim, conseguir fabricar o volume de suco programado.
Imprimir