Imprimir

Notícias / Geral

Produtores rurais instalam cercas elétricas sem sinalização no MA

Globo Rural

Os produtores rurais do Maranhão estão instalando cercas elétricas para proteger as propriedades dos assaltos. Muitas instalações irregulares, conhecidas como gambiarras, estão ligadas à rede de elétrica. Na maioria dos locais não há sinalização alertando para o perigo.

A cerca fica ligada na rede elétrica para evitar a invasão de intrusos no sítio. O dono de uma das fazendas em Viana, no Maranhão, fez uma cerca de arame farpado ao redor das pastagens e ligou na energia elétrica sem colocar avisos alertando para o perigo.

O medo da violência cresceu tanto na região que saiu dos limites das propriedades. Ficou perigoso navegar e pescar nos rios, nos lagos e enseadas do pantanal maranhense. As cercas elétricas são feitas sem nenhum critério e é preciso atenção para notar o perigo escondido no campo.

“Você dá de peito com um arame elétrico e pega um baque, ás vezes você pode morrer, mas você pega um baque muito grande”, diz o agricultor João Muniz.

O pescador Raimundo Eulálio Pereira não viu o emaranhado de gambiarras e sofreu a descarga elétrica dentro de da água. “Quase tomava meu fôlego assim uma coisa”, diz.

O engenheiro elétrico Francisco Ferreira alerta para o perigo desse tipo de cerca. “É uma armadilha. Provoca um choque mortal. Quem encostar, corre o risco de morrer. É uma situação extremamente arriscada. A gente aconselha que não seja feita de forma alguma”.

No início do ano, uma criança de 11 anos morreu depois de encostar-se em uma cerca elétrica sem sinalização no Maranhão.
Imprimir