Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Chuva prejudica colheita de tomate na região Centro-Sul do país

Somar Meteorologia

A chuva que atingiu parte da região Centro-Sul do país nos últimos dias está atrapalhando o andamento da colheita do tomate, que entra na reta final, e também a realização dos tratos culturais. Além disso, o tempo mais fechado, chuvoso e com temperaturas mais amenas, vem sendo favorável para a proliferação de doenças fúngicas, o que poderá trazer prejuízos aos produtores.

Para esta semana são esperadas mais chuvas em boa parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste e, até mesmo sobre a região sul da Bahia, devido ao avanço de uma frente fria que vai se associar com áreas de instabilidade. Somente na região Centro-Sul do Rio Grande do Sul é que o tempo fica seco nos próximos dias.

O Brasil, por ser um país de dimensões continentais, sofre a o que a Meteorologia chama de “gangorra climática”. Se começa a chover mais na parte central e nordeste do país, é normal o tempo ficar mais seco no extremo sul. Nas áreas onde chove, além da colheita ser prejudicada, a qualidade de alguns frutos também poderá ficar comprometida, já que haverá um excesso de umidade sobre eles.

As temperaturas não devem subir muito nos próximos dias, devido a áreas de instabilidade. De acordo com o meteorologista Paulo Etchichury, as mínimas não cairão tanto, já que não há previsão de entradas de massas de ar de origem polar para esses dias.

– É normal a temperatura não oscilar tanto em dias mais nublados, a amplitude térmica fica menor. Amplitude térmica se entende pela menor diferença entre a temperatura máxima e mínima – explica o meteorologista.

Assim, o mês de outubro começa com tempo fechado, chuvoso e com temperaturas mais amenas em praticamente todas as principais regiões produtoras de Hortifruticultura do Sul, Sudeste, Centro-oeste e até mesmo da Bahia. Este deverá ser o padrão das chuvas ao longo dessa primeira quinzena de outubro. Os maiores volumes serão registrados nos Estados do Paraná e de São Paulo.

Imprimir