Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Frio provoca prejuízos na produção de uva de propriedades do RS

Globo Rural

O frio fora de época preocupa os produtores de uva do Rio Grande do Sul. As geadas no mês de setembro haviam afetado parte da lavoura. Agora, os agricultores torcem para que volte a esquentar.

O Rio Grande do Sul é o principal produtor de uvas do país. No município de Três Palmeiras, na região norte do Estado, são cultivados mais de 80 hectares de uvas finas para a produção de vinhos e também uvas de mesa.

As plantas das regiões mais baixas ainda sentem os efeitos da geada do ano passado. As parreiras não cresceram o suficiente e uma onda de frio em setembro já comprometeu a produção.

O produtor Celso Nunes perdeu toda a safra em 2012 e esperava colher 12 toneladas por hectare neste ano. Mas, por causa do frio, houve queda de 40% na produção da propriedade.

Os agricultores torcem para que as características da primavera apareçam. A qualidade das frutas depende diretamente da presença do calor. O tempo seco ajuda a melhorar o grau brix, que determina a doçura da uva. Quanto mais alto o valor, mais valorizado é o produto.
Imprimir