Imprimir

Notícias / Geral

Programa do Senar-MT promove formação da consciência crítica em analfabetos

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

O programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) procura auxiliar os mecanismos do estado responsáveis pela educação a erradicar o analfabetismo em Mato Grosso. Este ano são 10 turmas em andamento no estado.

Leia mais Senar-MT e parceiros visam abranger 30 cidades com o projeto ‘Filhos no Campo’
Senar-MT oferece oportunidade de melhoria de vida por meio da inclusão digital

Em 2012, o programa do serviço ensinou mais de 180 pessoas a ler no ano passado, segundo dados divulgados pela assessoria de imprensa do Senar-MT. Cidadãos dos municípios de Cáceres, Campo Novo do Parecis, Mirassol d’Oeste, Novo Horizonte do Norte, Pontes e Lacerda, Campinápolis, e Poconé, Ribeirão Cascalheira, São José do Rio Claro e Santo Antônio do Leverger, já foram beneficiados pelo programa.

A metodologia usada pelo EJA respeita a cultura e também as necessidades que os trabalhadores e produtores rurais apresentam, com práticas baseadas na realidade da comunidade assistida. Alfabetização, leitura, escrita e os quatro cálculos matemáticos recebem atenção epsecial.

De acordo com o Senar-MT, o programa visa, por meio destas ações, reduzir o índice de analfabetismo no estado, por meio da aprendizagem da leitura e da escrita alicerçada no diálogo, promovendo a formação da consciência crítica, contribuindo assim para sua auto-realização e participação social como cidadão.

Como participar
Para formar uma turma de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA), procure o Sindicato Rural de seu município. Em locais onde não há Sindicato Rural, procure um mobilizador do Senar-MT na prefeitura municipal.

Saiba mais sobre o programa no site do Senar-MT no link: http://sistemafamato.org.br/portal/senar/pp.php?CodPP=16
Imprimir