Imprimir

Notícias / Geral

Índios terenas invadem fazendas no município de Miranda, em MS

Globo Rural

Os índios terenas invadiram duas fazendas no município de Miranda, oeste de Mato Grosso do Sul. Eles reivindicam uma área de 10,4 mil hectares, onde hoje existem várias propriedades.

Os funcionários expulsos das propriedades observavam da rodovia a movimentação dos índios nas fazendas ocupadas. Os índios entraram com pedaços de pau, arco e flecha.

Os terenas chegaram às fazendas durante a madrugada e encontraram no local o caseiro, a mulher dele e um funcionário. Todos tiveram que sair da propriedade deixando máquinas e equipamentos agrícolas. Os índios só autorizaram a retirada dos animais.

O grupo com quase 300 pessoas, formado por homens, mulheres e crianças, estão acampados nas fazendas. Os terenas dizem que só saem das fazendas se tiverem a garantia da Funai de que as terras serão demarcadas. Eles reivindicam uma área de 10,4 mil hectares no município de Miranda, no Mato Grosso do Sul.

As fazendas ocupadas ficam ao lado da aldeia de 94 hectares onde vivem 2,2 mil índios. As lideranças ameaçam ocupar outras propriedades.

Um técnico da Funai regional esteve no local e recolheu documentos com as reivindicações dos índios. Já na sede da fundação, em Brasília, a informação é que o relatório antropológico da área está em estudo e ainda faltam algumas avaliações para concluir o processo. Os donos das fazendas invadidas disseram que vão pedir a reintegração de posse.
Imprimir