Imprimir

Notícias / Agricultura

Perspectiva de bom preço anima produtores de cevada do Rio Grande do Sul

Canal Rural

De acordo com pesquisadores do Cepea, essa estabilidade nos valores do grão fez com que o mercado físico nacional voltasse a registrar baixa liquidez. Vendedores nacionais estão bem retraídos, já que consideram baixos os atuais patamares de preços, negociando apenas em momentos de maior necessidade.

Entre 2 e 9 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, teve queda de 0,7%, fechando a R$ 256,75/saca de 60 kg, na quarta-feira, 9. Com relação ao mercado de robusta, as cotações da variedade têm recuado. O Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6 peneira 13 acima fechou, na quarta-feira, 9, a R$ 216,99/saca de 60 kg, baixa de 2% em relação à quarta anterior.

Após terem a safra comprometida pela chuva e granizo, em 2012, os produtores de cevada do Rio Grande do Sul podem comemorar este ano. Isso porque há perspectiva de bons preços e garantia de mercado, já que a Companhia de Bebidas das Américas, a maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo, anunciou a compra antecipada do grão antes mesmo da colheita.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de cevada do país, com o total de área plantada este ano de 43 mil hectares. No entanto, a produtora rural da cidade de Espumoso, Luiza Comin, lembra que nos países vizinhos a produção é ainda maior e isso gera concorrência na comercialização. Além disso, o engenheiro agrônomo, Amarildo Provenci, afirma que as empresas que compram o produto exigem um grão com alto teor de nutrientes, além de bom rendimento.

O processo de fabricação das tão apreciadas cervejas começa pelo beneficiamento da cevada, que é transformada em malte. Depois, segue para as cervejarias, onde finalmente é fabricada e envasada.

Para a próxima safra, que começa em novembro, a Ambev vai comprar a produção tendo como base a bolsa de Chicago. A medida deve facilitar para os produtores escolherem a melhor data para vender o grão.


Imprimir