Imprimir

Notícias / Economia

Oleaginosas: entidade prevê alta de 11% na produção de verão da Índia

Agência Estado

A produção de verão de oleaginosas da Índia durante o ano comercial 2013/14 deve crescer 11%, para 16,9 milhões de toneladas, principalmente por causa de um aumento da área plantada e por chuvas de monções mais intensas, disse a Organização Central para Indústria e Comércio de Óleo nesta segunda-feira, 21.

Este ano, chuvas de monções alcançaram todo o território do país no meio de junho, um mês antes do usual. As precipitações durante a temporada de monções entre junho e setembro estavam 6% acima da média, um dos melhores resultados da última década.

O aguardado aumento da produção local pode reduzir a demanda por óleos comestíveis importados e pressionar os preços globais de óleo de palma. A Índia importa mais da metade dos óleos comestíveis que consome, e 70% do volume importado é de derivados de palma. A produção doméstica de óleo de palma deve aumentar para 110 mil toneladas durante o ciclo atual, ante 80 mil toneladas na temporada passada, disse a entidade comercial em sua última previsão.

A oferta de óleos vegetais fabricados a partir da produção de verão de oleaginosas deve crescer 10%, para 5,8 milhões de toneladas em 2013/14. Contudo, a produção de soja deve diminuir 4,4%, para 10,2 milhões de toneladas, porque as chuvas fortes que caíram após a temporada de monções afetaram lavouras de algumas regiões. Fonte: Dow Jones Newswires.
Imprimir