Imprimir

Notícias / Agricultura

Gastos extras com inseticidas devem crescer nesta safra e mexer com o planejamento dos produtores

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

A safra de soja 2013/2014 já tem início com a necessidade de revisão no planejamento dos produtores, no que diz respeito à aplicação de inseticidas. Segundo o Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (Cepea), os gastos com inseticidas serão maiores que o esperado.

Os gastos extras são justificados pela ocorrência de lagartas, sobretudo as do gênero Helicoverpa spp., que segue avançando em alguns estados produtores.

Leia também:
Plantio da safra de soja em Mato Grosso salta de 9 para 27% em uma semana
Área plantada com algodão aumentará 28% em Mato Grosso nesta safra

“O ataque de lagartas, especialmente as da família Helicoverpa Armigera, tem preocupado sojicultores de Mato Grosso, de Goiás e, em menor intensidade, do Paraná. Sojicultores também se mostram preocupados com fungos, principalmente com a ferrugem asiática”, divulgou o Cepea.

De acordo com o centro de estudos, em Mato Grosso a infestação da lagarta registra números maiores e mais preocupantes que em outros estados.

“Diante disso, produtores têm aumentado a quantidade e antecipado as aplicações de inseticidas em algumas regiões. Em Sorriso e em Campo Novo do Parecis, onde o cultivo está mais adiantado, já houve aplicações fora do planejado”, explica o Cepea.
Imprimir