Imprimir

Notícias / Economia

Cresce emprego de colheita mecanizada de batata no interior de São Paulo

Canal Rural

 Em Vargem Grande do Sul, no interior de São Paulo, a mecanização da colheita da batata vem crescendo a cada ano. Os produtores da região, que é um tradicional polo da cultura, afirmam que o investimento, mesmo sendo alto, vale a pena, já que economiza mão de obra no campo.

Com o desenvolvimento da economia brasileira nos últimos anos, a força de trabalho disponível no campo ficou mais escassa. Além disso, não é mais permitido este tipo de trabalho para menores de 18 anos e, com muitas culturas em colheita ao mesmo tempo, a disputa por funcionários aumenta ainda mais. Com o custo de mão de obra alto, muitos produtores começaram a estudar alternativas para viabilizar a atividade com menos trabalhadores.

Diante do clima favorável, a região, formada por 10 municípios no interior de São Paulo, responde por 60% da produção de batata do país. Lá são cultivados mais de mil hectares com a cultura e a utilização de máquinas para a colheita do produto, que acontece entre julho e outubro, mais que dobrou da safra passada para a atual.

Na Fazenda Três Marias, em Casa Branca, foram cultivados 600 hectares com batatas nesta safra e pela primeira vez, a colheita foi mecanizada. O investimento foi em torno de R$ 1 milhão, mas segundo o gerente da fazenda Marco Antônio Silva, o retorno financeiro é garantido.
Imprimir