Imprimir

Notícias / Agricultura

1° Fórum de Agricultura discute tendência do agronegócio da América do Sul

1º Fórum de Agricultura

 Evento inédito será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). A organização é iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo em conjunto com Conselho Agropecuário do Sul (CAS), organismo que reúne os ministros da Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

O evento ocorre num momento em que o agronegócio sul-americano busca consolidação no contexto internacional. As exportações dos seis países que estão participando do Fórum representaram 62,4% (2012/13) e devem crescer 65,8% na temporada atual, somando 117 milhões de toneladas de grão, farelo e óleo. No milho, o volume está passando de 49,1% para 37,2%, em um momento de recuperação da produção nos Estados Unidos. Nos últimos dez anos o salto na produção foi de 121%.

"Brasil e Argentina, junto com Paraguai, Bolívia e Uruguai, se tornaram líderes no fornecimento de soja e milho para o mercado global, mas sua influência nas cotações ainda não reflete essa importância. A discussão do mercado e do potencial da produção sob a perspectiva do Cone Sul é decisiva para uma mudança nesse sentido", afirma Giovani Ferreira, coordenador do Agronegócio Gazeta do Povo no Grupo Paranaense de Comunicação (GRPcom).

Programação

A programação técnica do Fórum será aberta pelo diretor do Departamento de Agricultura e Comércio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Ken Ash, que vai abordar a agricultura no contexto da economia mundial. Os painéis discutirão assuntos como carnes, grãos, cereais, lácteos, produtos de interesse nacional, cooperativismo e associativismo, biotecnologia e biossegurança, água e sustentabilidade, biocombústiveis e agroenergia, infraestrutura e logística. O elo entre comunicação e agronegócio também entrará em pauta. A programação completa pode ser conferida pelo site www.agrooutlook.com, onde também podem ser realizadas as inscrições.

O evento será transmitido em tempo real pelo site www.agrogp.com.br.
Imprimir