Imprimir

Notícias / Geral

Uralkali eleva produção apesar de possível venda da empresa

Agência Estado

 A mineradora russa de potássio Uralkali vem aumentando significativamente sua produção, apesar da possível venda da empresa e do fato de o executivo-chefe ainda estar preso na Bielo-Rússia, disse um membro do Conselho de Administração da companhia.

A Uralkali encerrou a parceria de vendas com a Bielo-Rússia no final de julho, pondo fim a um cartel informal no mercado global de potássio. Isso deveria ter derrubado os preços da matéria-prima para fertilizantes, mas o mercado ainda aguarda para ver se a possível venda da companhia pode resultar na volta da parceria com a Bielo-Rússia.

'Estamos atingindo nossas metas de produção, vendendo nosso produto, negociando com clientes. Estamos muito bem', disse o membro do conselho Paul Ostling. 'Nossa equipe de operações está muito feliz porque está sendo orientada a fazer o que faz melhor, que é tirar o material da terra.'

No terceiro trimestre, a produção da Uralkali aumentou 12% ante o mesmo período do ano passado, para 2,7 milhões de toneladas. A companhia espera produzir um total de 10,5 milhões de toneladas em 2013, um aumento de 15% na comparação com o ano passado.

Quando a Uralkali anunciou o fim da parceria com a Bielo-Rússia, informou que mudaria sua estratégia e daria prioridade a volumes em vez de preço, para aproveitar os baixos custos de produção. Isso acabou abalando o mercado, que sempre manteve os preços altos limitando a produção. À época, o CEO da Uralkali, Vladislav Baumgertner, estimou que os preços cairiam 25%, para US$ 300 a tonelada até o final do ano.

A decisão da companhia colocou em risco a economia da Bielo-Rússia, já que o potássio responde por boa parte de sua receita de exportação. No fim de agosto, Baumgertner foi preso na capital bielorrussa, Minsk, após um encontro com o primeiro-ministro do país.

'Achamos que fosse uma disputa comercial, mas isso logo se transformou em uma situação geopolítica bizarra', disse Ostling.

O presidente da Bielo-Rússia, Alexander Lukashenko, disse que uma solução para o caso de Baumgertner teria de incluir a venda da Uralkali e uma nova administração. Pessoas próximas ao principal acionista da companhia, Suleiman Kerimov, disseram que ele e seus sócios estão negociando a venda. 
Imprimir