Imprimir

Notícias / Agricultura

Fundação Procafé: soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura

Embrapa Café

A Fundação Procafé, localizada no Sul do Estado de Minas Gerais e com sede na cidade de Varginha, tem por objetivos principais realizar estudos e pesquisas cafeeiras nas áreas de produção, preparo e qualidade do café, gerenciamento agrícola, diagnósticos e estudos socioeconômicos, entre outros. Além disso, promove e apoia treinamento de pessoal ligado à cafeicultura e realiza eventos técnicos-científicos e de transferência de tecnologias diretamente ou em parceria com órgãos públicos e privados.

A Procafé, instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, é constituída por um corpo técnico com experiência de cerca de 40 anos em atividades de pesquisa e difusão de tecnologia cafeeira. Surgiu da necessidade de preservar e ativar o patrimônio tecnológico do antigo IBC – Instituto Brasileiro do Café (extinto em 1990), constituído de banco genético, laboratórios e fazendas experimentais.

De acordo com seu Presidente, José Edgard Pinto Paiva, a Fundação assumiu o desafio de capacitar o cafeicultor, para que consiga identificar soluções tecnológicas para a lavoura, reduzir custos e obter mais lucratividade. Nesta entrevista concedida à Embrapa Café, José Edgard, engenheiro agrônomo e técnico aposentado do IBC – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, descreve a missão da Fundação Procafé, analisa o cenário atual da cafeicultura, o papel da pesquisa e a importância de políticas públicas para o setor.
Imprimir