Imprimir

Notícias / Agricultura

Colheita em Alberta, Canadá, tem bom rendimento, diz especialista

Agência Estado

A colheita na província de Alberta, no Canadá, está praticamente concluída, e foi 'um bom ano', de acordo com o especialista em agricultura do Centro de Informações Agrícolas de Alberta, Harry Brook.

'Eu diria que há apenas uma muito, muito pequena quantidade de lavouras ainda não colhidas, seja por causa da pastagem ou porque os agricultores foram muito lentos', disse Brook.

O rendimento e a qualidade da maioria das colheitas foram avaliados como muito bons, segundo ele. 'Cerca de 75% (da safra) saiu em condições ideais, e parte dela foi prejudicada pelo clima, mas não muito', afirmou.

Contudo, ocorreram alguns problemas com a doença ergot em trigo e cevada em várias regiões da província, acrescentou. Ergot é uma doença fúngica que reduz a qualidade do trigo. A cravagem precisa ser retirada da cultura, o que pode ser feito em instalações de limpeza por um custo.

Alberta também tem registrado solo bastante seco antes do período de congelamento no inverno, então produtores aguardam mais chuva ao longo de todo o inverno e na próxima primavera.

Mas havia umidade suficiente para um bom começo da safra de trigo de inverno, assinalou Brook, observando que a área plantada provavelmente ficará abaixo do ano anterior. No outono de 2012, agricultores em Alberta plantaram 145 mil acres de trigo de inverno, de acordo com o Estatísticas Canadá. Segundo ele, menos trigo de inverno pode ser semeado porque o início da implantação ocorreu mais tarde, especialmente no sul de Alberta.
Imprimir