Imprimir

Notícias / Geral

Pepe Vargas apresenta políticas públicas do MDA a prefeitos gaúchos

MDA

Prefeitos e gestores municipais de todo o Rio Grande do Sul estarão reunidos em Porto Alegre, nesta sexta-feira (1º), para conhecer as ações do Governo Federal que podem beneficiar seus municípios. Os programas serão apresentados durante o 1º Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas no estado. As políticas públicas que priorizam o crescimento da agricultura familiar serão apresentadas pelo próprio ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas. O evento será iniciado às 9h, no Centro de Eventos Caso do Gaúcho, capital Porto Alegre.
Desde o início do ano, a União realiza encontros em todos os estados brasileiros para subsidiar os governantes com informações sobre as iniciativas federais que poderão auxiliar o início ou a continuidade de seus mandatos. A reunião é promovida pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), da Presidência da República, em parceria com o MDA e outros órgãos do Governo.

Na avaliação do assessor especial para Assuntos Federativos do MDA, Rafael Ferreira Simões Pires, a aproximação dos entes é essencial para a eficácia dos programas. “As prefeituras têm um papel muito relevante para a articulação das políticas públicas disponibilizadas pelo MDA. São as prefeituras que auxiliam na execução dos nossos programas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o acesso ao crédito rural. Muitas vezes, os municípios menores não têm condições de vir a Brasília para conhecer esses programas. Por isso, oferecer um espaço para receber informações e esclarecer dúvidas é fundamental”, pondera.

As políticas apresentadas no evento são estruturadas nos seguintes eixos temáticos: saúde e educação; apoio ao planejamento e a gestão dos municípios; programas sociais; infraestrutura; participação social e cidadania; desastres naturais; e desenvolvimento rural.

Agricultura Familiar RS

Somente no Rio Grande do Sul, a agricultura familiar corresponde a mais de 85% de todos os estabelecimentos rurais do estado. Em números absolutos, o montante abrange quase 380 mil propriedades do campo, de acordo com o Censo Agropecuário mais atual.
Imprimir