Imprimir

Notícias / Geral

Polícia começa a fiscalizar o período da piracema no Pantanal

Globo Rural

 Cerca de 800 quilômetros do Rio Paraguai estão sendo fiscalizados na Operação Pré-Piracema. Os policiais militares ambientais abordam pescadores profissionais e amadores, que aproveitam os últimos dias de pesca liberada.

Os policiais conferem se os pescadores estão com a documentação em dia. Alfredo Nascimento dá o bom exemplo e sempre que sai para pescar, leva a licença e um documento com foto.
O período de resguardo começa também em outras regiões do Brasil. A piracema termina no dia 28 de fevereiro e durante esses meses, os pescadores recebem um seguro defeso no valor de um salário mínimo. Apenas pescadores profissionais e ribeirinhos estão autorizados a pescar, mas somente para o consumo da família.
Além de pescadores, os catadores de iscas também são abordados. Os policiais verificam o tamanho e a quantidade de iscas.
Na bacia do alto Paraguai, a piracema começa no dia cinco de novembro e, por isso, a polícia militar ambiental está intensificando a fiscalização para coibir crimes ambientais comuns nesta época.
A polícia militar pretende continuar o monitoramento nos quatro meses em que os peixes devem subir os rios para se reproduzir.
Imprimir