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Notícias / Agricultura

Pesquisa avalia percepção e hábitos de consumo do mamão

BRAPEX

 Com o objetivo de entender a percepção do consumidor em relação ao mamão, a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) iniciou uma parceria com o Curso Técnico em Agronegócio da Escola Estadual Emir de Macedo Gomes para realização da Pesquisa sobre Percepção e hábitos de consumo de mamão no município de Linhares (ES). Após a formatação da metodologia da pesquisa e elaboração dos questionamentos, o projeto está na etapa da aplicação dos questionários em supermercados locais.

Na semana passada, os estudantes do curso estiveram nos supermercados Epa, Hiper Casagrande e Martins, seguindo o cronograma das pesquisas. De acordo com a coordenadora do curso, engenheira agrônoma Gizele Cristina Magevski, a pesquisa está oportunizando aos alunos o contato com o mercado profissional e experiências práticas. “A disciplina de empreendedorismo casa muito bem com esta ação da realização de pesquisa de mercado. Então, estamos trabalhando passos importantes como elaborar o questionário, definir público-alvo, objetivos, coleta de dados, método de pesquisa, tipo de entrevista, definição do universo amostral, entre outros pontos. Assim, os futuros técnicos em agronegócio já têm noções básicas sobre como conhecer os clientes e suas preferências para adotar ações eficazes para conquistá-los, garantindo a compra, a satisfação e a fidelidade”, diz Magevski, que ainda contou com a participação interdisciplinar dos professores de ética e administração rural do curso e do professor de estatística da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Marcelo Jangareli.

Nesta primeira etapa, 300 pessoas serão entrevistadas com o objetivo de avaliar a percepção do consumidor sobre o mamão. Para o diretor executivo da Brapex, Franco Fiorot, a iniciativa da entidade visa entender o consumidor da fruta e descobrir pontos que podem ser trabalhados no marketing da fruta e também no processo de produção. “É uma pesquisa piloto, mas que já poderá nos fornecer valiosas informações sobre o consumidor de mamão. Queremos entender quais fatores influenciam a decisão de compra, como sabor e aparência; as preferências e o conhecimento dos benefícios da fruta, além de outros aspectos. Com esses dados, poderemos estudas ações estratégicas futuras”, destaca Fiorot.

O cronograma prevê o término da pesquisa no final de novembro. A apresentação dos resultados reunirá produtores de mamão, técnicos e empresários do setor.
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